Vantagens da EAD indicam consolidação da modalidade em 2022

25/03/2022 09h43

UNITAU, Aluno, EAD

Diversos setores precisaram ser reinventados durante a pandemia, e a Educação precisou passar pelo mesmo processo. Com isso, os cursos EAD vêm ganhando cada vez mais espaço, oferecendo mais comodidade e flexibilidade para a dedicação dos alunos aos estudos, além de proporcionar mensalidades com preços atrativos.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os cerca de 3,7 milhões de ingressantes na graduação em 2020, a modalidade a distância foi escolhida por 53,4%. A porcentagem mostra o crescimento da EAD, quando comparada a 2010, ano em que apenas 17,4% dos aproximados 600 mil ingressantes se matricularam em cursos a distância.

Segundo a Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, coordenadora geral do Núcleo EAD da Universidade de Taubaté (UNITAU), o alcance maior dos cursos a distância influencia na escolha da modalidade. “Na maioria das vezes, a EAD está em cidades menores que não têm a possibilidade de ter um centro universitário”, diz a professora.

A preferência também pode ser justificada pela possibilidade de encaixar o curso no dia a dia. Em 2021, mais de 4,5 milhões dos alunos que frequentam um curso de graduação também trabalham, representando 54% do total de estudantes do Ensino Superior, dado levantado pela Pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD CONTÍNUA), divulgada pelo Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE).

A coordenadora afirma que a flexibilidade do tempo, a praticidade de estudar em qualquer lugar e o melhor custo benefício permitem que o aluno concilie o curso e a rotina. “A sociedade tem acesso ao ensino superior com mais facilidade e mais vagas, tendo mais pessoas podendo estudar e ter contato com o tipo de conhecimento especializado”.

Pensando nessa conciliação, a UNITAU disponibiliza processos seletivos ao longo de todo o ano para os cursos EAD. O ingresso acontece por meio de uma prova de redação, pela apresentação da nota do ENEM ou pela junção dessas duas avaliações. Além da praticidade da graduação a distância, o diploma emitido é o mesmo dos cursos presenciais.

Para os ingressantes na segunda licenciatura ou solicitantes de transferência, é feito um estudo do currículo para verificar o aproveitamento das disciplinas já concluídas.

As matrículas da EAD para ingresso em abril estão abertas. Para mais informações, acesse unitau.br.

Ana Julia Moreira