Show da Física retoma apresentações presenciais com plateia de mais de 300 alunos em São Bento do Sapucaí

24/03/2022 10h05 ⋅ Atualizada em 24/03/2022 20h22

Show da Física, Aluno, Extensão, Graduação

O retorno das atividades presenciais marca também a reestreia do Show da Física, projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU). Após dois anos sem apresentações, no mês de março, os membros retomaram as exibições na Escola Estadual Jardim dos Cisnes, em São Bento do Sapucaí.

A retomada teve uma plateia de mais de 300 estudantes e devolveu aos participantes o frio da barriga na hora de apresentar. “Foi uma sensação diferente. O pior é o nervosismo, o medo de errar. Infelizmente, meu experimento veio a falhar no início, mas com ajuda da Profa. Amanda eu pude arrumar o equipamento da minha apresentação e tentar novamente”, comenta Eduardo Maximino, membro do projeto e aluno do segundo semestre de Engenharia Civil. Em 2022, completando 14 anos, o Show da Física se tornou interdisciplinar e passou a receber estudantes de Biologia e das Engenharias, formando uma equipe de 13 alunos.

O projeto tem como objetivo apresentar a matéria de forma interativa e despertar a curiosidade das pessoas pela ciência. “O Show da Física vem para desmistificar a Física como algo inatingível. Existe um preconceito com esta disciplina, consideram ela chata e muito difícil. Então, a gente traz experimentos do cotidiano envolvendo o conteúdo abordado no ensino fundamental, médio e na graduação com o intuito de despertar a curiosidade nos estudantes e a quem está nos assistindo”, explica a Profa. Dra. Amanda Paiva, coordenadora do projeto e professora da Universidade.

Além de levar conhecimento às escolas, as experiências do Show da Física também ensinam os alunos da UNITAU. “O projeto é de grande valia para graduação. Na Engenharia, por exemplo, a disciplina de Física está presente desde o primeiro até o quarto semestre. Então, com a elaboração, a demonstração e a execução dos experimentos, eles conseguem associar a vida acadêmica e profissional, desenvolvendo experimentos”, ressalta a Profa. Amanda.

Segundo o aluno Eduardo Maximino, o aprendizado não é teórico. “O projeto me ensina a lidar com situações adversas, me ajuda a desenvolver uma dinâmica de grupo, pois somos compostos por alunos de cursos distintos. Acredito que o principal são as oportunidades que eu ganho estando dentro do Show da Física”, finaliza.

Qualquer escola da região pode solicitar o Show da Física entrando em contato com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté pelo telefone 12 3833-1750. Para mais informações sobre o Show da Física e outros projetos de extensão da UNITAU, acesse unitau.br.

Pedro Boaventura