Centro UNITAU Sustentável inicia atividades no Dia Mundial da Água

21/03/2022 14h05 ⋅ Atualizada em 22/03/2022 13h14

Inovação, Pesquisa Científica, UNITAU, Aluno, Centro UNITAU Sustentável, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Webinar, Lançamento

 

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro UNITAU Sustentável (CEUS) inicia suas atividades para a promoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, em alinhamento com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O lançamento oficial do CEUS acontece às 18h, em um evento remoto por meio da plataforma Teams, com a participação da Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, e da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, além de integrantes da coordenação e do comitê técnico científico. O evento virtual também contará com a apresentação do webinário "A água como um agente da sustentabilidade", ministrado pela Dra. Luz Adriana Cuartas, especialista em Hidrologia e pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“O CEUS vai trabalhar nos eixos de ambiente, governança e sociedade. Nosso objetivo é relacionar as atividades deste centro aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que compõem a agenda 2030 da ONU”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

O documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” foi adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015. Os 17 objetivos são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Nos últimos anos, a produção científica da UNITAU segue em alinhamento aos ODS.

Entre as atribuições do CEUS, por exemplo, estão: fomentar uma cultura de sustentabilidade ambiental junto a alunos, professores e a funcionários da Universidade, promover ações de intercâmbio, buscar parcerias com empresas e desenvolver e coordenar estudos voltados à temática. Mais informações a respeito da criação do CEUS, você encontra na deliberação do Conselho Universitário (Consuni) 174 de 2021.

ACOM/UNITAU