Volta às aulas presenciais impulsiona interesse de alunos por projetos do Departamento de Engenharia

18/03/2022 11h05

Competição, Projeto Baja, AeroTau, Oportunidade, Aluno, UNITAU

 

Com o fim das aulas remotas, as atividades extracurriculares voltam a ser presenciais. Com isso, o interesse dos novos alunos em participar de projetos da Universidade de Taubaté (UNITAU) aumentou consideravelmente. No Departamento de Engenharia, os Projetos AeroTau e Bajuta foram muito requisitados.  

A Bajuta é a equipe da Universidade que participa do projeto BAJA, que tem como proposta a construção de um veículo off road, que possibilita que os alunos trabalhem o desenvolvimento, a construção e os testes em corrida. Já a AeroTau é a equipe que participa do projeto de Aerodesign, no qual os alunos passam por todos os processos da produção de uma aeronave, desde o planejamento até a concepção final. Ao todo, 22 ingressantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Aeronáutica procuraram os projetos, que são promovidos pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). 

“O número de ingressantes que irão compor as equipes em 2022 foi três vezes maior que nos anos anteriores e, sem dúvida, é motivo de orgulho para todos que fazem parte do projeto”, comenta o Prof. Me. Leandro Maia Nogueira, coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da Universidade. Os projetos são muito importantes para complementar o ensino dos alunos. São programas que oferecem aprendizados, interações, práticas e networking dentro e fora do ambiente acadêmico. “O projeto oferece aos ingressantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a contribuir em sua preparação para o mercado de trabalho”, completa o professor. 

O interesse dos novos alunos nos projetos é consequência de um ótimo trabalho de divulgação das equipes.  “Usamos algumas ferramentas de marketing, como banners e  cartazes, e também fizemos uma exposição do veículo com o motor em funcionamento no centro da faculdade”, explica Leandro Rocha, aluno do sétimo semestre do curso de Engenharia Mecânica e capitão da equipe do Projeto BAJA. Segundo o aluno, o fim das atividades online também influenciou no aumento da procura pela participação do projeto. “Estamos conseguindo tirar muito mais proveito das experiências práticas, os novos membros tiveram a oportunidade de ver nosso trabalho ao vivo, tirando a ideia de que é um projeto somente teórico”, completa o estudante. 

Os alunos interessados participaram de uma seletiva organizada pelos capitães das equipes Bajuta e AeroTau. Os escolhidos vão reforçar os times para as competições de 2022, que, após dois anos acontecendo de forma remota, também voltam a ser presenciais, aumentando ainda mais a expectativa das equipes. “Ver um avião e projeto nosso decolando ao vivo em uma competição nacional, depois desse tempo, é indescritível. Somente quem participa da equipe e fica até o fim vai sentir. A felicidade vem também de poder ter a honra de representar a UNITAU em uma competição”, afirma Maurício Protti, aluno do sétimo semestre de Engenharia Aeronáutica e capitão da equipe de Aerodesign. 

A equipe do Projeto Baja planeja ir para o campeonato regional, em agosto, em Sorocaba. Já a competição de Aerodesign acontece em outubro, em São José dos Campos. Para acompanhar as equipes e saber mais sobre as competições, acesse o instagram do Bajuta e do AeroTau. 

 

Pedro Boaventura

ACOM/UNITAU