UNITAU lança novo curso de pós-graduação para atendimento integral a famílias

15/03/2022 11h44

Acolhimento, Sociedade, UNITAU, Integração, Pós-graduação, Atendimento, Saúde, Educação

A pandemia do coronavírus completou dois anos no dia 11 de março com fortes efeitos na saúde emocional das famílias e com a necessidade de profissionais com preparo adequado para ajudá-las a superar essas dificuldades.

Conflitos entre pais e filhos, medo, ansiedade e depressão são alguns dos efeitos colaterais. Esse cenário é agravado pelo aspecto econômico. De acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), braço institucional da ONU, cerca de 43,2% das famílias brasileiras não devem conseguir quitar suas dívidas a tempo, evidenciando a situação de endividamento e pobreza no país.

Para ajudar no desenvolvimento de competências que permitam um atendimento de forma integral a essas famílias, a Universidade de Taubaté (UNITAU) formatou um novo curso de pós-graduação, que tem início neste mês.

O curso de especialização “Interdisciplinaridade das políticas de assistência social, educação e saúde na interface do trabalho com famílias” é voltado a profissionais das mais diferentes áreas, como, por exemplo, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, advogados, professores e psicólogos, entre outros.

“Quando a gente fala de uma política de assistência social, saúde e educação, falamos de atendimento a necessidades prioritárias da população. A partir do momento em que você tem essa visão interdisciplinar, isso permite que você converse com essas três políticas e com os serviços dessa rede de atendimento”, afirma a Profa. Ma. Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira, coordenadora do curso.

Segundo a coordenadora, o estabelecimento de vínculos com as famílias por meio do diálogo é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos profissionais em um mundo marcado pela intolerância.  “Ao estabelecer o diálogo em um mundo em que o foco está tão presente na intolerância, isso traz ganho para o profissional e para a família. Você exercita o diálogo para a construção de ações juntos, de planos juntos. Vivencia a questão da ética e o respeito às opiniões. Não tem sentido pensar para o outro, tem de pensar com o outro”.

Para isto, a professora reforça o desenvolvimento de algumas habilidades durante o curso de especialização, por meio de atividades teóricas e práticas. “O profissional precisa ter a habilidade de comunicação para aprender a lidar com os conflitos, com diferentes opiniões. Também é necessário o conhecimento de rede, como se forma, se constrói e se mantém viva uma rede de serviços, habilidade de articulação. Deve saber trabalhar com tecnologias da informação e também trabalhar com grupos. Embora ainda estejamos em uma pandemia, com todas as regras de distanciamento, os grupos estão voltando”.

Entre as estratégias de trabalho com as famílias, os alunos do curso poderão exercitar alguns recursos pedagógicos, como a fotografia, as histórias em quadrinhos, os filmes e os jornais. “A fotografia, por exemplo, é uma importante ferramenta.  Quando a própria família utiliza dessa ferramenta durante as intervenções sociais, ela mostra a percepção dela da realidade que ela vive”.

As inscrições para o curso de especialização continuam abertas e podem ser feitas aqui. A duração é de 12 meses, com carga horária de 360 horas em formato híbrido. Quem tiver interesse em outros cursos de pós-graduação oferecidos pela UNITAU também pode acessar esse link.