Estudantes de Enfermagem da UNITAU são voluntárias em ação comunitária

14/03/2022

UNITAU, Prevenção, Atendimento, Comunidade, Saúde, Dia da mulher, Enfermagem, Alunas

Durante três dias, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) atenderam mais de 200 mulheres em uma ação voluntária realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sabará, no bairro Jardim Mourisco. A atividade aconteceu entre os dias 8 e 10 de março em comemoração ao Dia da Mulher e foi realizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social da Prefeitura de Taubaté e o Centro de Convivência do Idoso.

A finalidade do evento foi dar suporte técnico para as famílias que necessitam do apoio social.

Segundo Marcelo Albino dos Santos, assistente social e técnico do CRAS, o principal objetivo dessas oficinas é trabalhar no fortalecimento do vínculo familiar e comunitário.

“Atualmente, temos 7.000 famílias referenciadas no CRAS”, afirma o assistente social.

Os alunos da UNITAU ofereceram nesse evento a aferição da pressão arterial e a orientação quanto à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além de palestras sobre higiene bucal de forma adequada.

A Profa. Dra. Silvia Maira Pereira, do Departamento de Enfermagem da UNITAU,afirma que os alunos que se voluntariaram para a atividade são os que têm mais afinidade com o tema. Foram quatro estudantes em cada dia sob a supervisão da docente. “Como a Universidade tem uma boa relação com a Secretaria de Saúde, eles chamaram os estudantes para esses dias”.

O evento comunitário superou as expectativas da orientadora social Priscila da Silva Migoto. “O nosso objetivo chamando a Universidade é informar a população, sempre com o intuito de agregar o máximo de conhecimento. Geralmente, o nosso público é de baixa escolaridade, que infelizmente não conseguiu terminar os estudos, e tem uma série de carências culturais”.

Isabel Quintiliano dos Santos, de 70 anos, foi uma das 200 mulheres que participaram do evento. Ela assistiu a uma palestra sobre a escovação dos dentes e parabenizou o atendimento da equipe de estudantes.

“Essa ação comunitária foi muito boa para mim. Em dezembro do ano passado, eu caí de uma escada e quebrei todos os meus dentes. No mês que vem, recebo uma prótese. Essas informações que as meninas nos ensinam são muito importantes porque, além de aprendermos, posso passar para minha família e para as minhas amigas. Estamos no século 21 e ainda, infelizmente, tem pessoas que carecem de conhecimento, tanto idosos quanto jovens”.

A universitária Rebeca da Costa Machado, de 22 anos, do 7° período de Enfermagem, afirma que é muito bom participar de ações comunitárias. “É muito gratificante poder participar e colaborar com o conhecimento da população, poder conhecer a história de cada um ali e talvez marcar a trajetória deles, porque, com certeza, eles marcam a nossa. A Universidade fornece estágio e eventos como esse desde o primeiro período do curso, então nós já temos esse contato muito forte, o que eu acho excelente para nossa formação”.

Ana Julia Moreira