Conselho Estadual de Educação destaca qualidade da Medicina da UNITAU

07/03/2022 11h54

Medicina, Reconhecimento, Saúde, UNITAU, Aluno

 

Relatório da Câmara de Educação Superior (CES) aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) renovou em 2022 o reconhecimento do curso de graduação em Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) pelo período máximo de cinco anos. A renovação do reconhecimento do curso teve direito a apontamentos que colocaram em destaque a qualidade do ensino e a adequação das instalações da UNITAU.

Para a elaboração do relatório circunstanciado, uma comissão de especialistas visitou, ao final do ano passado, as instalações do curso e as unidades de saúde que oferecem suporte para a prática de estágio, além de entrevistar alunos, funcionários, professores e membros da coordenação pedagógica.

"Mostramos salas de aula, laboratórios, unidades de saúde, hospitais, houve conversas com todos os tipos de atores, professores, funcionários, alunos, coordenadores pedagógicos. O resultado foi excelente. Recebemos mensagens de parabéns, um reconhecimento muito claro", afirma a diretora do Departamento, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zollner.

Para a professora, que iniciou sua jornada pela medicina aos 17 anos como aluna, o reconhecimento da excelência do curso de Medicina oferecido pela UNITAU é reflexo dos esforços de toda a equipe.

"A avaliação feita pelo Conselho Estadual de Educação nos deixou muito felizes. A equipe de gestão, a equipe pedagógica, funcionários e toda comunidade acadêmica trabalham muito. O nosso curso é bom e isso ser dito pelo CEE com muitos elogios e reconhecimento é muito gratificante. É uma emoção para mim, que comecei como aluna na Medicina com 17 anos, fui muitos anos professora, coordenadora pedagógica e atualmente diretora".

Entre os aspectos analisados para a renovação do reconhecimento do curso de Medicina da UNITAU estão, por exemplo, a matriz curricular, participação dos estudantes na rede de saúde local e/ou regional, corpo docente, experiências de aprendizagem diversificadas, recursos educacionais de tecnologia da informação e laboratórios, entre outros.

“A Instituição de Ensino Superior está fortemente inserida na formação e distribuição dos profissionais médicos na região”, informa trecho do documento.

Em outro trecho do relatório, o compromisso social é destacado como um dos pontos fortes. “O Curso de Medicina da UNITAU vem mantendo e ampliando o acesso à assistência médica, entregando uma educação de qualidade, voltada para o SUS e a atenção à saúde das pessoas. O projeto pedagógico do curso visa formar profissionais qualificados, generalistas, humanistas e que busquem o conhecimento baseado em ciência e ética”.

A infraestrutura disponibilizada aos estudantes também foi colocada em destaque pela comissão de especialistas, a exemplo das salas com simuladores e laboratórios tradicionais. “Nos laboratórios há disponíveis, além de acervo tradicional, de sistemas de imagens para ajudar no processo de aprendizagem. Salas com simuladores são utilizadas no laboratório de simulação realística e no laboratório de habilidades práticas. A anatomia humana, especialmente, mostrou-se muito bem estruturada, o que é sabido ser fundamental para a formação médica. Os alunos que pretendem fazer uma especialidade cirúrgica ainda terão a chance de retomar o aprendizado anatômico”.

Sobre a gestão do curso, o relatório da comissão traz apontamentos relevantes relacionados à atuação dos gestores. “Os gestores/coordenadores são plenamente atuantes e demonstram intenso envolvimento com todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica, disciplinas, e nos hospitais inclusive sendo dirigentes em alguns deles”.

Planejamento

Dentro do planejamento estratégico que integra o  conceito da Universidade do Futuro, a UNITAU programa implantar o Campus Integrado do Bom Conselho a partir deste ano. O objetivo é agregar a Medicina e outros cursos da área da saúde em um espaço moderno.  A metodologia construtiva das novas instalações deverá priorizar questões de conforto ambiental e de sustentabilidade, com o aproveitamento da iluminação natural, da ventilação, do reuso de águas pluviais e da geração de energia, além de acessibilidade. Para as obras da primeira fase do Campus Integrado e a compra de equipamentos, a Universidade prevê investimentos de R$ 27,9 milhões que serão obtidos com a venda de três imóveis.

Expansão

A UNITAU também busca reforçar suas fontes de receita com um projeto de expansão e a instalação de um campus avançado em Caraguatatuba, em uma área integrada ao complexo do Shopping Serramar que começa a funcionar a partir do segundo semestre deste ano. Inicialmente, o espaço utilizado terá 1.000 m², chegando a cerca de 4.200m². O campus fora de sede foi aprovado pelo CEE-SP e contará com cursos na área de Biociências, como Enfermagem, Medicina e Psicologia.

ACOM/UNITAU