Projeto oferece oportunidade de formação de docentes com qualidade

25/02/2022 11h44

Licenciatura, Pedagogia, Professor, Oportunidade, Educação

O Projeto “Melhores cabeças” atrai estudantes para a carreira de docente, oferecendo apoio em sua formação. Ele faz parte da Fundação Lucia & Pelerson Penido (FLUPP) e, desde sua fundação em 2014, já formou cerca de 20 educadores pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e 29 ainda estão em fase de formação.

Estudantes da rede pública do Vale do Paraíba que apresentem bom desempenho acadêmico recebem a oportunidade de participar do processo seletivo do projeto. Quando selecionado, o aluno recebe uma Bolsa de estudos integral no curso de Pedagogia ou em Licenciaturas.

O Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa, diretor do Departamento de História e Letras da UNITAU, explica a diferença que o projeto faz na vida dos estudantes.  “Ele contribui para abrir horizontes. É importante, pois, desde o ensino médio, o projeto traz a perspectiva de formar professores com um ensino de qualidade”.

É o professor que transmite conhecimentos mais amplos sobre o mundo, a sociedade e a profissão futura dos alunos, pois é na sala de aula que se constrói o conhecimento. Pesquisadores da Universidade de Stanford apontam que, enquanto o estudante com professor fraco aprende metade ou menos do que deveria no ano, aquele que tem bons professores aprende o equivalente a um ano a mais, e o que tem professores considerados excelentes, um ano e meio a mais. Ou seja, o professor é um dos principais fatores para melhorar a qualidade da educação.

Ana Cláudia Moreira Rodrigues se formou em 2016 na UNITAU no curso de História. Ela foi a primeira de sua família a cursar o ensino superior e conta que, se não fosse o suporte financeiro e emocional do projeto, não teria condições de iniciar uma graduação. Hoje é professora no Fundamental ll e se alegra em poder incentivar seus familiares e amigos a também irem atrás de uma formação de qualidade.

“Quantos mais projetos como esses houverem, muitos terão mais acesso à educação. Acredito que a educação é transformadora e nós precisamos começar a transformar a partir da formação dos professores”, comenta.

Conheça mais sobre a FLUPP e seu processo seletivo aqui.

Linda Uberti