Medicina da UNITAU completa 55 anos com novo curso no campus de Caraguatatuba

18/02/2022 10h46 ⋅ Atualizada em 18/02/2022 15h29

Oportunidade, UNITAU, Universidade do futuro, Ensino Superior, Campus avançado, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Acontece

Com um histórico de 55 anos de tradição e excelência no ensino, o curso de graduação em Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) passa a ser oferecido, a partir deste ano, no campus avançado de Caraguatatuba.

A implantação do curso em um campus fora de sede foi possível graças a aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). Em sessão plenária ocorrida neste mês, a Câmara de educação superior do Conselho também renovou por cinco anos o curso de Medicina da UNITAU, com direito a apontamentos que reforçaram a qualidade do projeto pedagógico.

“Recebemos muitos elogios por todo trabalho desenvolvido em nosso curso de Medicina em Taubaté e isso garantiu a renovação pelo período máximo de cinco anos. Vamos usar toda essa experiência adquirida ao longo de mais de cinco décadas para levar esse padrão de qualidade da Medicina da UNITAU para Caraguatatuba”, afirma a Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

A UNITAU oferece o mais antigo curso de Medicina do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com início em 1967, o curso já formou mais de 3.000 profissionais. Os seis anos de formação acadêmica são pautados pela produção científica e pela concepção humana do exercício da Medicina.

O campus avançado de Caraguatatuba será instalado em uma área integrada ao complexo do Shopping Serramar. Inicialmente, o espaço utilizado terá 1.000 m², chegando a cerca de 4.200m². Além da Medicina, também estão previstos outros cursos na área de biociências, como Enfermagem e Psicologia.

A estrutura do campus vai contar com laboratórios, salas de aula com equipamentos multimídia, centros de simulação, espaços multidisciplinares, biblioteca e salas de coordenação. O suporte pedagógico será oferecido pelo corpo docente da sede em Taubaté, além de novas contratações.

“Temos toda a estrutura necessária definida em nosso plano de trabalho. Vamos fazer um vestibular em junho para que as primeiras turmas possam começar em agosto. No segundo semestre deveremos ter 60 alunos de Medicina e 40 alunos de Enfermagem”, avalia a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Ma. Angela Popovici Berbare.

Projetos de extensão com forte impacto social junto à comunidade e as ações das ligas acadêmicas também serão implantados no local.

“Além dos projetos de extensão que desenvolvemos em Taubaté e região, também poderemos criar outros que sejam mais adequados à realidade do Litoral Norte”, destaca a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

As possibilidades de parceria para as práticas de estágio dos estudantes também pesaram na escolha por Caraguatatuba. Foram assinados protocolos de intenção para que os estágios sejam realizados na rede de saúde do município, no Hospital Regional do Litoral Norte e na Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa).  A residência médica a ser exercida nos hospitais também é um diferencial que reforça a implantação do curso. Dados da edição de 2020 da pesquisa Demografia médica no Brasil demonstram que ainda há um déficit na oferta de vagas de residência. No ano anterior, por exemplo, foram registrados nos CRMs de todo o país 21.941 novos médicos e ofertadas 17.350 vagas de residência.

O valor do curso de Medicina em Caraguatatuba será equivalente ao da sede em Taubaté. A UNITAU mantém, sem reajustes há dois anos, uma mensalidade de R$ 7.019,00. Esse valor é 12,12% abaixo da média nacional, conforme pesquisa realizada pelo Semesp.

Um grupo composto pela Reitora, Pró-Reitores e professores foi a Caraguatatuba nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro. Na ocasião, foi realizado um encontro com o prefeito Aguilar Júnior (MDB), com representantes de entidades de saúde e do Serramar Shopping para visitar o local onde será instalado o campus.