Mulheres que inspiram e suas contribuições para o avanço da ciência

10/02/2022 11h27 ⋅ Atualizada em 12/02/2022 19h44

Mulheres na Ciência, Pesquisa Científica, Representatividade, Destaque, UNITAU

 

Isaac Newton, Albert Einstein e Galileu Galilei são nomes facilmente relacionados à palavra “cientista”, no entanto, ao longo da história, diversas mulheres demonstraram um papel fundamental para a ciência, ainda que, muitas vezes, não tenham sido reconhecidas. A polonesa Marie Curie (1867 – 1934), por exemplo, constatou a existência do polônio e do rádio. Ela não foi somente a primeira mulher com um Prêmio Nobel, mas também a primeira pessoa a receber duas vezes a premiação, o Nobel de Física e o de Química.

Outras histórias como a de Marie também trouxeram muitas novidades para o mundo. A inglesa Ada Lovelace (1815 – 1852) desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina e foi considerada a primeira programadora da história. Já a francesa Françoise Barré-Sinoussi descobriu o vírus da imunodeficiência humana, o HIV. Em uma época de uma grande epidemia de AIDS, sua descoberta foi crucial, pois possibilitou o conhecimento do agente transmissor, o que trouxe um avanço no desenvolvimento de métodos para o combate à doença.

Tantos outros nomes promoveram um avanço na ciência. Algumas mulheres mais experientes em relação à idade, como Gertrude Bell Elion, ou mais novas, como Malala Yousafzai, a mais jovem a receber o prêmio Nobel por seu ativismo em prol do acesso de crianças e mulheres à educação. No Brasil, Sônia Guimarães foi a primeira mulher negra doutora em física. Ela, que é especialista em propriedade eletróticas de ligas semicondutoras crescidas epitaxialmente (conhecimento essencial para o desenvolvimento de tecnologia), faz parte do corpo docente do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Para fortalecer a excelência das mulheres na ciência e reforçar que a ciência e a igualdade de gênero devem avançar lado a lado, em 2015, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido como o Dia internacional das mulheres e meninas na ciência.

De acordo com uma pesquisa do Semesp, dos alunos que frequentam cursos de especialização de nível superior, a maioria pertence ao sexo feminino. Em 2021, na graduação, elas representam 57,4% das matrículas, enquanto na pós-graduação lato sensu, 66,9%.

“As mulheres foram encontrando na educação o caminho para lutar de uma maneira mais consistente e fundamentada. Uma vez que, dentro do sistema de educação, amplia-se a compreensão da necessidade da formação continuada, de se manter dentro e não mais somente como alguém que amplia seu conhecimento como também de alguém que pode produzir conhecimento”, explica o filósofo Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio, da Universidade de Taubaté (UNITAU).

O Doutor em Educação explica que as mulheres estão em busca desse espaço de produção de conhecimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres pesquisadoras e cientistas representam apenas 28% em comparação aos homens. O prêmio Nobel (concedido para aqueles que, durante o ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade, nas categorias de Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia), entre 1901 e 2021, de 947 pessoas e 28 organizações premiados, apenas 58 são mulheres.

Um dos motivos para essas porcentagens pode estar relacionado ao baixo incentivo da inserção das mulheres na ciência. O estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, aponta que 9 a cada 10 meninas associam engenharia com habilidades tidas como masculinas. Existe uma dificuldade em identificar as disciplinas conhecidas como STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e em aplicar os conhecimentos da escola na profissão. Por isso, alguns associam a ciência a experiências em laboratório.

Para incentivar a inserção das mulheres na ciência, a UNITAU, em parceira com a Universidade de Manchester, inicia um projeto de pesquisa sobre a representatividade delas na ciência. A Profa. Dra. Miroslava Hamzagic Zaratin, responsável pela pesquisa, explica que o objetivo é estimular os jovens, igualmente, na produção de tecnologia.

A professora atua há 40 anos na área de engenharia e, de acordo com ela, ainda é conhecida como uma área muito masculina. “As mulheres têm representatividade, porém, na engenharia, temos um pouco de dificuldade de entrar na área e nela permanecer. O conhecimento dado promove a possibilidade dessa permanência, portanto temos de dar autonomia no conhecimento da matemática e acesso de forma igualitária”, explica.

As próximas etapas para o desenvolvimento da pesquisa é realizar uma reunião com a diretoria de ensino e, posteriormente, com os professores do mestrado em educação. Além disso, a professora exemplifica que os alunos do mestrado, por exemplo, poderão desenvolver trabalhos relacionados à pesquisa. “A expectativa é trazer o entendimento do que significa a ciência, explicar em escolas o que é a engenharia e estimular que os jovens invistam em tecnologia”, pontua.

Refletir sobre a importância das mulheres na ciência nesta data e em todos os demais dias é sinônimo da busca por uma comunidade equitativa, justa, tolerante e a construção de uma sociedade melhor. O Professor César ainda explica que “não se trata de uma luta contra os homens, se trata de uma luta contra o machismo estrutural que ainda impede que a nossa sociedade cresça, se humanize e seja mais tolerante”.         

Linda Uberti

ACOM/UNITAU