UNITAU investe R$ 20 milhões para retomada 100% presencial em 2022

10/02/2022 11h07 ⋅ Atualizada em 12/02/2022 19h44

Aluno, Melhorias, UNITAU, Volta às aulas, Universidade do futuro

A Universidade de Taubaté (UNITAU) programa a plena retomada das atividades acadêmicas presenciais, a partir de 14 de fevereiro de 2022, com investimentos de cerca de R$ 20 milhões. Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos e de material de consumo, além de na manutenção das instalações, na modernização da infraestrutura e em novos laboratórios.

A relação de melhorias da Pró-Reitoria de Administração (PRA) conta com mais de 20 itens entre ações já realizadas, em execução e em novos projetos.

Entre as aquisições, por exemplo, estão 188 desktops e 74 notebooks que foram distribuídos aos departamentos, juntamente com projetores datashow. Os laboratórios de simulação na área de Biociências também receberam bonecos e equipamentos para ventilação mecânica.

A Clínica de Fisioterapia recebe melhorias na piscina e também vai ganhar um elevador.

Já os alunos do Direito ganharam uma área de convivência e a adequação do Juizado Especial (JEC).

O projeto de inovação pedagógica que integra o conceito da Universidade do Futuro segue em andamento com a implantação de cinco salas de metodologias ativas nos departamentos.

“Implantamos a rede sem fio no Departamento de Ciências Agrárias e a substituição do telhado do hall de entrada da Engenharia na Juta. Também construímos novas salas de aula, ampliamos a climatização nas instalações e instalamos novos laboratórios como os da Psicologia”, complementa o Pró-Reitor de Administração, Prof. Dr. Renato Rocha.

A retomada presencial também vai implicar em maior atividade nas instalações de uso comum por parte de alunos e funcionários, a exemplo da academia de musculação no Campus do Bom Conselho. Segundo o Pró-Reitor, o espaço será totalmente revitalizado e ganhou aparelhos novos.

“Fizemos a reestruturação da academia de musculação para todos os alunos e funcionários que a usam. Teremos um uso limitado por pessoas em alguns determinados horários para evitar aglomerações. Tudo isso foi pensado, conforme a legislação e os protocolos de segurança”.

Como exemplo de uma obra em execução, o professor Renato Rocha destacou a reforma da Pró-Reitoria de Finanças, cujo espaço vai receber a Pró-Reitoria Estudantil. “Vamos criar ali uma espécie de poupatempo da UNITAU, centralizando todo o atendimento e promovendo um melhor acolhimento para os nossos alunos”.

Já entre os projetos cujo planejamento foi concluído para início das obras ainda este ano, o Pró-Reitor cita a Clínica Veterinária. A UNITAU dispõe de uma reserva orçamentária de cerca de R$ 6 milhões para a implantação da Clínica.

“Dentre os projetos que vão ser executados neste ano, o da Clínica Veterinária fica pronto e a licitação deve ter início neste semestre para a construção. Temos uma reserva orçamentária para a clínica e para as obras no entorno, acessibilidade e até uma caixa d´água para suprir a necessidade do campus como um todo”.

A primeira fase da instalação do campus integrado do Bom Conselho também está na programação da Pró-Reitoria de Administração. Com a publicação das leis que autorizam a venda de três imóveis da UNITAU, a próxima etapa é uma nova avaliação para a atualização dos valores e a elaboração dos projetos das licitações.