Doação de medicamentos é retomada em farmácia comunitária na UNITAU

09/02/2022 11h41

Farmacinha, Medicina, Comunidade, UNITAU, Doação

A farmácia comunitária Benedicto Montenegro, localizada no departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) retomou suas atividades em 1º de fevereiro. Ela é um dos muitos exemplos de como a vida universitária pode unir o ensino à cidadania. Criada em 1967, colabora de forma positiva para a comunidade de Taubaté e região, por meio da distribuição de medicamentos gratuitos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os gastos com medicamentos representam 30% do orçamento familiar sendo, em algumas famílias, uma despesa fixa que compromete mais da metade do orçamento.

Para desempenhar suas atividades a “farmacinha”, como é carinhosamente conhecida pelos munícipes e voluntários, conta com doações de remédios. Para doar é preciso identificar se o produto está dentro do prazo de validade e se as cartelas individuais estão completas.

A farmácia é administrada por alunos do curso de Medicina da UNITAU e por voluntários. Larissa Garcia Pereira é uma das responsáveis pelo funcionamento do local. “Acho muito importante essa conscientização de doar os medicamentos, pois isso pode ajudar muitas pessoas. Nós presenciamos isso na farmacinha, com os relatos das pessoas que nos contam o quanto os medicamentos que elas recebem as ajudam”, comenta Larissa.

Para retirar a medicação é necessário apresentar a prescrição médica e agendar previamente, por conta das restrições causadas pela pandemia. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (12) 99247-1088 (whatsapp). Confira os horários de atendimento.

• Terça-feira: 8h30 às 11h00/ 18h30 às 19h30
  • Quarta-feira: 18h30 às 19h30
  • Quinta-feira: 8h30 às 11h00

A farmacinha está localizada no Campus do Bom Conselho da UNITAU, na Avenida Tiradentes, 500, em Taubaté. Nas dependências da Universidade é necessário seguir os protocolos de biossegurança obrigatórios, como o uso de máscara de proteção facial, a aferição de temperatura e o uso de álcool em gel.

Linda Uberti