Cursos de pós atualizam normas de segurança do trabalho e novas doenças ocupacionais

04/02/2022 15h49

Pós-graduação, Especialização, Medicina, Oportunidade, Conhecimento

 

Em um momento de atualização de normas de segurança do trabalho e do reconhecimento de novas doenças ocupacionais, a Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Pólis Cursos reforçam a possibilidade de aprimoramento profissional por meio de cursos presenciais de pós-graduação em Medicina do Trabalho e em Perícias Médicas.

As inscrições estão abertas e as aulas devem começar a partir de 12 de março. O profissional de saúde interessado pode escolher em fazer um dos cursos de especialização ou ainda agregar os dois cursos ao seu currículo.

As turmas presenciais para 2022 terão polos na capital paulista, em Taubaté, em Campinas, em Santos, em Ribeirão Preto e em São João da Boa Vista. Podem se inscrever profissionais graduados em Medicina e inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Entre as alterações ocorridas no início deste ano, por exemplo, está a classificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da síndrome de Burnout — ou síndrome do esgotamento profissional —como uma doença do trabalho. Outras mudanças dizem respeito ao controle e à mitigação de riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho. O ano também começou com atualizações de três normas regulamentadoras (NR-5, NR-7 e NR-18), além do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

“O médico do trabalho tem de se atualizar com as novas regras e portarias. Temos todos os cursos atualizados sempre, renovando o material e investindo no aperfeiçoamento do corpo docente. Dentro dos nossos cursos, isso é muito importante, a legislação é a base da Medicina do Trabalho e da Perícia Médica. A gente usa a Medicina em cima dessas bases normativas”, afirma o Prof. Me. João Daniel Hobeika, coordenador científico dos dois cursos de pós-graduação presencial.

O professor destaca que os cursos foram pensados de acordo com a rotina dos médicos. “O formato novo dessas pós-graduações é de 360 horas. É uma oportunidade para começar a investir em novas carreiras, oportunidades de crescimento e atualização.”

Na área de Perícia Médica, o Dr. Hobeika cita alguns exemplos de atuação. “A perícia tem atuação em várias áreas, trabalhista, judicial, perícias securitárias, do próprio INSS. Acaba abrangendo as bases e os pilares do conhecimento”.

Em relação aos dois cursos, o coordenador científico afirma que os conteúdos ajudarão os médicos a trilhar o caminho em busca de uma especialização. A concessão do título de especialista em Medicina do Trabalho é vinculada à aprovação na prova da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e à comprovação de quatro anos de atuação na área. Já o médico perito está subordinado às normas da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM).

Saiba mais sobre os cursos oferecidos por meio da parceria entre a UNITAU e a Pólis Cursos aqui.

ACOM/UNITAU