Oficinas capacitam professores para inovação pedagógica

01/02/2022 10h51 ⋅ Atualizada em 01/02/2022 13h18

Inovação, Professor, Profoco, UNITAU, Pedagogia

Professores dos Departamentos de Gestão e Negócios e de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) participam, na próxima semana, de oficinas para a implantação do projeto de inovação pedagógica nos primeiros semestres dos cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

As atividades fazem parte do Programa de Formação Continuada (Profoco) e envolverão diretamente um grupo formado por cerca de 20 professores, com a possibilidade de participação de demais interessados. Do dia 8 ao dia 10 de fevereiro, serão abordados tópicos que envolvem a definição de conteúdo e gerenciamento de tempo, gestão da aprendizagem e processos criativos de avaliação, por exemplo.

“Essa é a parte mais importante do nosso projeto de inovação pedagógica porque está relacionada com uma mudança de cultura do professor. Ele deixa de transferir conteúdo com aulas expositivas e passa a gerenciar o aprendizado da turma, focado na aplicação do conhecimento, na gestão das informações e na orientação do desenvolvimento do Projeto de Aplicação, Pesquisa e Extensão (Papex)”, comenta o Prof. Me. José Maria Silva Junior, que coordena a reformulação pedagógica.

Segundo o professor, as alterações permitirão ao aluno absorver o conhecimento de forma mais natural, interessante e produtiva.

“Os professores farão estudos de caso, debates, exercícios, jogos com a participação dos alunos. Vamos falar muito de prática do conhecimento, gestão da aprendizagem, como a turma está aprendendo, qual é o desempenho dos alunos, quem está acima ou abaixo da média. O que isso vai gerar com o tempo é um ensino personalizado”.

O coordenador também destaca a necessidade de uma gestão integrada do aprendizado, por meio da interação entre os professores, para o aprimoramento de competências dos estudantes.

“Também vamos falar sobre processos criativos de avaliação e sobre ensino por competências. Fazer o aluno se expressar sobre o que ele tem de capacidade e de habilidades. Vamos tentar, ao longo dessa experiência, um forte direcionamento para o ensino por competência, que é uma tendência no Ensino Superior”.

A iniciativa vai ao encontro do que pensam os profissionais recém-formados. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto Semesp com egressos de instituições de ensino superior de todo o Brasil. De acordo com a pesquisa, entre as competências que poderiam ser desenvolvidas durante a graduação, as cinco mais citadas são inteligência emocional (49%), resolução de problemas (47%), liderança (43,9%), pensamento crítico (39,8%), resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade (37,8%).

“As empresas não estão preocupadas se o candidato a uma vaga conhece o assunto, a teoria, se tem capacidade de explicar um determinado tópico. Esses quesitos acima fazem com que um profissional seja disputado no mercado de trabalho”, completa o professor José Maria.