Bolsas de estudo abrem portas para o Ensino Superior

28/01/2022 15h24 ⋅ Atualizada em 29/01/2022 11h44

Desconto, Cursos, Graduação, Bolsas de Estudos, UNITAU

Conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho, desenvolver novas habilidades, ampliar possibilidades, melhorar o ganho salarial. Esses são alguns dos objetivos de milhares de pessoas que buscam pelo ensino superior. Entre tantos estudos que apresentam números que vão ao encontro com esses anseios, está a 3ª pesquisa de empregabilidade do Semesp, que aponta que 82,2% dos entrevistados afirmam uma melhoria em sua vida pessoal ou profissional após a conclusão do curso.

Com respostas de egressos de 137 cursos distintos, de todas as áreas do conhecimento e de todo o Brasil, o levantamento ainda ressalta que incentivos financeiros ofertados pelas instituições permitiram a continuidade dos estudos. Das 3.086 respostas, 45,1% afirmaram que o curso foi pago com bolsa ou financiamento, sendo mais da metade destes (54,5%) os que concordam com a afirmação de que não conseguiriam ingressar no ensino superior sem algum tipo de auxílio.

Na Universidade de Taubaté (UNITAU), por exemplo, mais de 80% dos alunos matriculados em 2021 contaram com algum tipo de bolsa estudantil ou incentivo financeiro. São mais de 20 modalidades ofertadas pela Instituição. Uma das oportunidades que tem apresentado muita procura é a Bolsa apoio graduação, que disponibiliza um desconto para o 1º semestre de 2022, aos alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais, que efetivarem suas matrículas em janeiro ou fevereiro. Neste mês, o desconto é de R$ 700,00, dividido em parcelas, sendo 20% deste valor (R$ 140,00) aplicado no ato da rematrícula e R$ 560,00 nas mensalidades nos meses de fevereiro a junho de 2022 (5x R$ 112,00). Alunos de Medicina que efetivarem a rematrícula em janeiro também podem solicitar o benefício. O desconto de R$ 700,00 será aplicado 20% no valor da rematrícula e o restante em única parcela de fevereiro a junho, a escolha do aluno.

Para incentivar o ingresso no ensino superior e demonstrar a importância desse passo frente ao mercado de trabalho, a UNITAU também tem oferecido aos ingressantes um incentivo financeiro. A Bolsa 1ª matrícula tem concedido R$ 800,00 de desconto, sendo R$ 240,00 aplicado no valor da matrícula e R$ 560,00 (5x de R$ 112,00) nas mensalidades dos meses de fevereiro a junho de 2022, para ingressantes que efetivarem a matrícula em janeiro.

Confira a relação de bolsas disponíveis na UNITAU.

Programa Específico de Captação (PEC) para ingressantes, Programa de Adiamento de Mensalidades (PAM), bolsa apoio graduação, bolsa 1ª matrícula, bolsa 2ª graduação, bolsa transferência externa, bolsa reabertura de matrícula, bolsa fidelidade, bolsa familiar, bolsa aprimoramento, bolsa licenciatura e de serviço social, bolsa liderança estudantil, bolsa mérito, bolsa atleta, bolsa pontualidade, bolsa monitoria, bolsa programa de incentivo à docência, como o PIBID, o PIBEX e o PIBIC), FIES, Simube. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Foto: Leonardo Oliveira