E-book propõe reflexões e ações na área da Psicologia

07/01/2022 17h40 ⋅ Atualizada em 09/01/2022 16h20

Livro, Psicologia, UNITAU, EdUNITAU, biblioteca online

Professores e alunos do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) uniram, em um livro virtual, produções construídas em conjunto e trabalhos desenvolvidos em parceria com profissionais de outras instituições nacionais e internacionais. O livro “Psicologia: reflexões e ações” está disponível para consulta na EdUNITAU e foi lançado oficialmente em dezembro de 2021.

A organização do e-book é da Profa. Dra. Adriana Leonidas de Oliveira e do Prof. Dr. Paulo Francisco de Castro.

“Esse é um livro que traz temas relevantes e muito atuais e que, com certeza, vão contribuir para as diferentes áreas da Psicologia”, pontua a professora Adriana.

Contendo 35 capítulos, a obra é dividida em quatro seções com reflexões e ações nas seguintes áreas: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e Gestão e Psicologia Social e Comunitária.

A primeira parte debate questões como a atuação do psicólogo na área criminal, em relação à adoção, à gordofobia e à resiliência dentro de diferentes situações.

Já a segunda seção traz capítulos que abordam o uso da tecnologia no ensino, a relação professor-aluno diante da nova realidade que o distanciamento social impôs, a presença de sintomas depressivos em estudantes universitários e também mostra uma nova visão sobre a migração escolar.

Na terceira seção do e-book, são explorados alguns assuntos, como os impactos da pandemia pela Covid-19 no mundo do trabalho e as produções científicas nacionais sobre liderança feminina nas organizações de trabalho.

A última seção apresenta temas como o sexismo, a violência psicológica e os impactos do encarceramento.

A professora Adriana diz que o livro virtual foi planejado para ser parte de uma série de quatro volumes. “A ideia é lançar um volume por ano e nós pretendemos que ele tenha quatro volumes, ao longo dos quatros próximos anos”.

Ariane Galhardo