UNITAU firma parceria com instituto de Portugal

05/01/2022 16h35 ⋅ Atualizada em 09/01/2022 16h21

Internacional, Parceria, PREX, UNITAU, Oportunidade

A Universidade de Taubaté (UNITAU) inicia, em 2022, uma parceria internacional com o Instituto de estudos superiores de Fafe (IESF), de Portugal, nas áreas de graduação e de pós-graduação.

A celebração do temo de cooperação internacional foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UNITAU e a próxima etapa é a assinatura da documentação pela direção das duas instituições.

Ao longo do ano passado, representantes do instituto português mantiveram contato com a Universidade para viabilizar a parceria. Em novembro, a Reitora do IESF, Profa. Dra. Dulce Noronha, e o diretor de relações internacionais do instituto, Prof. Luis Claudio Oliveira, estiveram na UNITAU para uma reunião com a Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

“Fizemos duas reuniões com as instituições. Uma virtual e a outra presencial, no dia 19 de novembro, para que eles pudessem conhecer a nossa Universidade. Identificamos pontos de interesse para a nossa parceria tanto na graduação como na pós-graduação”, afirma a coordenadora de cooperação internacional da UNITAU, Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira.

Segundo a coordenadora, o planejamento para a pós-graduação está mais avançado. “Nossos planos iniciais de parceria são a proposição de uma disciplina para os nossos mestrados. Será uma disciplina aberta a todos os mestrados porque vai estar ligada à área de didática, de formação de professores. Essa disciplina vai ser ministrada em parceria e de forma remota. As principais áreas de interesse em comum são a educação e a gestão. Para a graduação pensamos na possibilidade na parceria de projetos de pesquisa entre os nossos professores e os deles, podendo integrar alunos de iniciação científica da graduação. Vamos passar nossos grupos e linhas de pesquisa para que possamos identificar esses pontos em comum”.

Desde setembro deste ano, a UNITAU abriga um Escritório de Relações Internacionais (ERI). Cabe ao Escritório viabilizar acordos internacionais de cooperação acadêmica, científica e tecnológica, além de acompanhar processos de mobilidade acadêmica para missões de estudo profissional. O ERI é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Mais informações sobre a internacionalização e contatos você encontra aqui.