UNITAU lança primeiro curso de pós-graduação em harmonização orofacial da região

22/12/2021 10h53 ⋅ Atualizada em 22/12/2021 16h41

Odontologia, Especialização, Oportunidade, Pós-graduação, Aluno, UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) inova na área da saúde e é a primeira instituição de ensino superior do Vale do Paraíba a lançar um curso de especialização em harmonização orofacial.

O novo curso de pós-graduação está com as matrículas abertas e é destinado aos profissionais formados em Odontologia. São 17 meses de atividades, totalizando 540 horas de curso presencial.

Desde 2019, a harmonização orofacial é regulamentada como especialidade dos cirurgiões dentistas por meio da Resolução 198 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), complementada pela Resolução 230 de 2020.

O curso de especialização oferecido pela UNITAU está dividido em quatro módulos, com todas as abordagens e técnicas relacionadas aos procedimentos, além de disciplinas relacionadas à bioética, anestesiologia e farmacologia, entre outras.

“A harmonização individualiza o paciente e busca ressaltar aquilo de que ele precisa, tornando, dessa forma, o rosto harmônico. Para isso, são realizados estudos faciais, com medidas lineares e angulares que nos norteiam nesse tratamento. O objetivo é valorizar a autoestima do paciente dentro de seus padrões, evitando-se os excessos”, afirma o coordenador do curso de especialização, Prof. Dr. Rubens Guimarães Filho.

O coordenador também destaca que o curso foi programado para oferecer aos profissionais todo o embasamento teórico e atividades práticas que permitam a execução de procedimentos como a rinomodelação, a escultura labial, a bichectomia, o lip lift e a lipoaspirativa   da   papada, entre outros.

“Haverá, no início, uma carga teórica maior para preparar os alunos e, depois, começa a ter a presença da clínica. Começamos com a toxina botulínica, depois preenchedores faciais, bioestimuladores, fios. Entramos com a parte cirúrgica com a lipoaspirativa de papada, bichectomia, lip lift, ultrassom microfocado, laserterapia”.

A oferta do curso de especialização em harmonização orofacial busca suprir uma demanda cada vez maior de profissionais especializados nesses tipos de procedimento dentro de um mercado em franca expansão.

Dados da Associação brasileira da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (Abihpec) indicam que o país é atualmente o quarto maior consumidor do segmento no mundo. O setor de higiene e cuidados pessoais atravessou a pandemia sem crise. Em 2020, as vendas da indústria cresceram 5,8%. No primeiro semestre de 2021, houve nova alta, de 4%.

Já o Google Trends, ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução das buscas de palavras-chave na internet, identificou aumentos expressivos nos últimos cinco anos relacionados ao tema. Entre os termos mais procurados, por exemplo, estão “harmonização orofacial”, “odontologia – área de estudo”, “face – assunto”, “curso – assunto”, “dentista – atividade” e “especialização – grau”.