Salas de metodologias ativas inovam o aprendizado

17/12/2021 11h54

Inovação, Pedagogia, Aulão UNITAU, Aluno, Professor

A inovação pedagógica planejada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), a ser implementada a partir de 2022, começa com transformações nas tradicionais salas de aula. Durante o primeiro semestre do próximo ano, cinco locais serão reformulados e receberão a denominação de Espaço de recursos para aprendizagem (ERA).

O projeto de inovação pedagógica será aplicado, inicialmente, nos primeiros anos dos cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Esta é a primeira fase de uma série de mudanças que devem ocorrer gradativamente nos demais cursos de graduação oferecidos pela UNITAU.

O Departamento de Gestão e Negócios (GEN) já conta com um ERA, a partir do qual foi realizado, no dia 1º de dezembro, um aulão para os candidatos inscritos no vestibular 2022. Os demais espaços serão implantados no Departamento de Comunicação, no Departamento de Ciências Jurídicas, no Departamento de Pedagogia e no campus da Juta.

Entre as características do ERA, está a quebra da hierarquia do modelo lousa, professor, aluno. “A metodologia ativa prevê uma mudança de cultura na sala de aula. Os elementos principais são totalmente modificados. Não tem lousa, não tem mesa para o professor. A carteira do aluno passa a ser um móvel integrado, um módulo que permita diferentes arranjos. O ensino passa a ser focado na aprendizagem, naquilo que o aluno é capaz de aprender”, afirma o Prof. Me. José Maria Silva Junior, que coordena a reformulação pedagógica.

A tecnologia também vai estar presente, com quatro projetores multimídia instalados pela sala e que poderão ser usados isoladamente ou de forma simultânea. “O professor não tem mais uma posição única. Cada aluno tem um módulo, posso pegar cinco módulos e fazer um círculo, posso fazer com esses módulos um quadrado, posso fazer uma mesa com eles. Posso fazer um trabalho em dupla juntando os módulos. Não há mais um lugar para cada aluno. Queremos que eles possam discutir em grupos diferentes todos os dias, que possam aprender com outros formatos”, complementa o professor José Maria.

Segundo o coordenador do processo de inovação pedagógica, as aulas deixam de ser meramente expositivas e passam a dar lugar aos debates. “O aluno vai receber o material com certa antecedência para que ele possa ter acesso a outras informações. Ao invés de o professor falar três horas e meia, ele vai falar 30 minutos e passa a orientar trabalhos que envolvem discussão, debate, pesquisa, estudo de caso. O papel do professor é o de instigar”.

Nessa etapa inicial, o professor José Maria avalia que o ERA deverá ser utilizado para as disciplinas mais específicas de cada curso.

“A necessidade de uma reforma dos espaços pedagógicos é urgente, mas não há possibilidade de implantar isso de forma imediata. No Departamento de Comunicação, especialmente, as disciplinas mais específicas, relacionadas com a formação técnica dos cursos, deverão utilizar essa sala. As outras salas que serão utilizadas pelas demais disciplinas também devem passar por uma mudança de layout. Essa técnica de estrutura visual precisa ser mudada para permitir a formação de grupos, novas disposições. Os alunos devem pensar, refletir, opinar e avaliar”.