Projetos de iniciação científica são contemplados pelo Pibic

14/12/2021 11h09

Iniciação Científica, PIBIC, Aluno, Oportunidade, Bolsas

A Universidade de Taubaté (UNITAU) publicou uma lista com 19 trabalhos contemplados pelo Programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic) 2021/2022. Entre os projetos aprovados, 10 são da área de ciências biológicas e da vida, 5, de ciências humanas, sociais e aplicadas, e 4, da modalidade Picvol (para o aluno de graduação voluntário). Confira a lista de contemplados aqui

A UNITAU concede bolsas de iniciação científica, financiadas pelo Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq) e pela própria Universidade, com chamadas seletivas no primeiro e no segundo semestres. Além disso, promove eventos anuais sobre o assunto, que recebem inscrições de trabalhos de dezenas de instituições brasileiras.

Pensando na importância de formar pesquisadores e de motivar os universitários a investir em pesquisa, no dia 30 de novembro ocorreu na 49ª oficina da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) uma palestra sobre como participar do Pibic, com a coordenadora do Comitê interno de bolsas de iniciação científica da UNITAU, Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso.

O principal objetivo é colocar os estudantes em contato com metodologias que os façam desenvolver projetos de pesquisa.

“A reunião foi produtiva, tivemos muitos alunos e professores interessados na iniciação científica. A palestra foi objetiva, com a intenção de esclarecer todo o processo. Nós também anunciamos que está aberto um novo edital para as cinco vagas remanescentes do primeiro processo, então aqueles que quiserem participar podem submeter seus projetos até o dia 17 de janeiro”, comenta a Profa. Dra. Viviane Fushimi.

Linda Uberti