Alunos de Biologia participam de experimentação em estuário da praia Dura em Ubatuba

10/12/2021 17h01

Estudantes do 7º e do 8º período do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade de Taubaté (UNITAU), puderam vivenciar na última semana, uma experimentação no estuário da praia Dura em Ubatuba (SP). A aula prática, que faz parte do conteúdo programático das disciplinas de introdução à oceanografia e de biologia marinha, trouxe muitas informações e dicas do Prof. Dr. Valter José Cobo, sobre ecologia de manguezais.

O professor ressalta que experiências em ambientes ecológicos são essenciais para que o aluno entenda e aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Após as novas diretrizes em relação à pandemia, foi possível retomar essa aula. Conseguimos levar os alunos até Ubatuba com o auxílio da Pró-reitoria de Administração da UNITAU, que viabilizou o transporte. Com isso, esse destaque ambiental recebeu a nossa atenção para uma aula prática de campo”, relata. “Para o processo pedagógico isso é inestimável porque, por mais que tenhamos acesso à tecnologia, a experimentação e a vivência de campo, ainda são insubstituíveis”, evidencia o biólogo.

Ele ainda explica que estuários são ambientes que são constituídos no encontro da desembocadura de rios e mares. No local, se formam ambientes muito importantes, em que se desenvolvem os bosques de manguezais. “Esse ambiente tem uma série de características particulares, que nós pudemos verificar. Conferimos os fenômenos biológicos que discutimos na teoria”, pontua o docente.

Para a formanda Marcela Moreira dos Santos, a experiência trouxe um novo olhar sobre a profissão e reafirmou seu interesse pela pesquisa. “Era uma aula que estávamos esperando muito. Foi tudo o que esperávamos e mais um pouquinho. Estar no mangue foi enriquecedor para nós”, conta. “Eu gosto muito da área marinha e pretendo trabalhar com alguma coisa relacionada à ecologia. Vivenciar o quanto é rica a região do manguezal despertou ainda mais o interesse pela área da pesquisa”, afirma Marcela, que já deu início a sua carreira de pesquisadora a partir de seu Trabalho de Graduação (TG), desenvolvendo uma pesquisa sobre a frequência de ocorrência de aves dispersoras e polinizadoras em fragmentos urbanos e periurbanos em Taubaté.

Confira as disciplinas teóricas e práticas desenvolvidas no curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da UNITAU.

Fotos: cedidas pelo Professor e pelos alunos