UNITAU promove III Jornada Monteiro Lobato para o Mundo

03/12/2021 16h51 ⋅ Atualizada em 03/12/2021 17h55

Monteiro Lobato, Pesquisa, Parceria, Palestra, Mesa redonda

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 6 e 9 de dezembro, a III Jornada Monteiro Lobato para o Mundo. O evento acontece de forma virtual e será exibido pela TV UNITAU no Youtube.

Essa é uma iniciativa conjunta, com as participações do Grupo de Estudos Observatório Lobato, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Mainz “Johannes Gutenberg”, da Alemanha. Durante os quatro dias da jornada, serão realizadas palestras e mesas redondas que irão abordar as diversas facetas de Lobato. Pela UNITAU, a iniciativa tem coordenação do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH).

Segundo a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, do Departamento de Ciências Sociais e Letras e coordenadora adjunta do MDH da UNITAU, o evento será importante para a divulgação de Monteiro Lobato internacionalmente e também para ajudar no avanço da criação de um núcleo de pesquisa na cidade de Taubaté.

“Esse evento é importante por vários motivos, primeiro para dar visibilidade à discussão sobre o Monteiro Lobato. Ele tem uma multiplicidade de ações muito vasta como autor e existem muitos temas para se discutir e explorar. Ele foi escritor, foi editor, foi tradutor, foi pesquisador, há a importância dele para o desenvolvimento da literatura brasileira, mas também em outras áreas, como, por exemplo, o petróleo. Para Taubaté, é importante essa iniciativa, essa aproximação, essas parcerias porque estão indo na direção de criar aqui um núcleo de estudos sobre o Monteiro Lobato”.

Desde abril deste ano, a UNITAU mantém contato com a Universidade de Mainz para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a traduções culturais e o estudo de textos de Monteiro Lobato.

“Estamos nos aproximando. A Profa. Dra. Vanete Santana-Dezmann, da Universidade Johannes Gutenberg, entrou em contato com a nossa Universidade. Estamos trabalhando para oficializar essa parceria. A profa. Vanete também vai participar da organização do próximo dossiê sobre o Monteiro Lobato, da revista Ciências Humanas do programa de mestrado da UNITAU”.

A palestra de abertura do dia 6 acontece às 14h e terá como tema Literatura infantil e brasileira traduzida para o alemão. Mais informações sobre o evento, link para inscrição (com direito a emissão de certificado) e a programação completa você encontra aqui.

Ariane Galhardo