#DeverCumprido: obrigado, Odalicio, Maria Cecilia, Jefferson, Ana Clara!

01/12/2021 16h47 ⋅ Atualizada em 02/12/2021 15h11

Professor, Aposentadoria, Ser melhor

 

A UNITAU agradece o trabalho realizado pelos professores: Odalicio, Maria Cecília, Jefferson e Ana Clara que se aposentaram na semana passada, no dia 18/11.

O professor Siqueira se formou em Odontologia pela UNESP-SJC, em 1978. Já a profa. Maria Cecília é formada em Biologia pela UNITAU e é doutora em Ciências Ambientais e Zoologia. Jefferson se formou em Comunicação com habilitação em Rádio e TV, é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, é especialista em Comunicação Social e mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU. A profa. Ana Clara é formada há 35 anos em Matemática pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, com mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações pelo INPE.

Ana Clara e Maria Cecília foram professoras por mais de 30 anos, enquanto o Professor Siqueira trabalhou na Universidade desde 1995 como coordenador do Laboratório de Anatomia. Jefferson iniciou seu caminho aqui como professor no Departamento de Comunicação da UNITAU em 1986. Saiu em 1988 e retornou à UNITAU em 1995. Em 2007 o Professor Jeferson passou por um momento de superação, quando um problema de saúde o acometeu. Mesmo assim, resiliente, retornou as atividades juntos aos docentes e auxiliando aos colegas de profissao. 

Para o prof. Siqueira, o momento mais importante da sua trajetória de trabalho, foi dar aula para seus filhos. “Assumir a coordenação da FM UNITAU em 2005, foi um dos maiores desafios e uma das melhores experiências que vivi." diz o prof. Jefferson. Para a profa. Maria Cecília, ter vivenciado o primeiro Encontro de Iniciação Científica foi marcante em sua carreira. Ana Clara relata que um dos momentos importantes que viveu foi sua participação no projeto da PREX (Pró-reitoria de Extensão)-B.E.A.B.A. das ciências e do Robomate. 

Mesmo aposentadas, Maria Cecília e Ana Clara pretendem continuar na área da pesquisa e no desenvolvimento e projetos. O prof. Odalicio deseja continuar participando das aulas como convidado ou em aulas emergenciais. E o prof. Jefferson, gostaria de continuar em atividade, produzir um podcast, viajar um pouco assim que a pandemia permitir e transformar em livro o material criado para as aulas (com relatos de mais de 30 anos). 

“A convivência com alunos, funcionários e colegas, foi um aprendizado e jamais poderia deixar de agradecê-los”, foram as palavras do professor Siqueira. O prof. Jefferson diz que se esforçou sempre para fazer o melhor dentro das possibilidades. Fez algumas boas amizades e outros tantos bons colegas e agradece a todos pela convivência, amizade e apoio. A professora Ana Clara diz: “a carreira que construí com dignidade, respeito, ética e seriedade é a mensagem que deixo aos colegas.” Maria Cecília deixa a seguinte frase: “o amor ao ofício é o que nos sustenta na caminhada.” E manda um grande abraço aos seus colegas de caminhada e deseja prosperidade aos seus alunos.

Joyce Ribeiro

Fotos: Leonardo Oliveira

ACOM/UNITAU