Nota de pesar - Prof. Giorgio Giacaglia

01/12/2021 15h40 ⋅ Atualizada em 07/12/2021 12h36

Professor, Nota de pesar

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lamenta profundamente o falecimento do Prof. Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia, docente aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica no dia 27/11.

Formado em Física e Engenharia, Giorgio foi professor e coordenador da casa e atuou no Departamento de Engenharia Mecânica até 2018.

O professor estava desde 2018 em desenvolvimento de uma pesquisa, como bolista junto ao CNPq, sobre "Uma abordagem geométrica à cinemática e à dinâmica de robôs seriais." Giacaglia era referência acadêmica, e foi membro da Academia Brasileira de Ciências e Membro Fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Além disso, atuou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como participante da criação da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) e da Base de Alcântara, e como pesquisador visitante, acrescentando muito à área científica.