Departamento de Arquitetura abre as portas novamente para artistas da região

26/11/2021 14h57 ⋅ Atualizada em 26/11/2021 14h59

Evento, Acontece, Destaque, Arquitetura e Urbanismo, Exposição, Artes plásticas, Cubo Branco, UNITAU

A “Galeria Cubo Branco” do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) recepcionou, na última sexta-feira (19), duas artistas plásticas da região, Biba Rigo e Mariana Ardito. O local, desde sua inauguração, em 2004, tem recebido diversos artistas para ser palco de exposições, shows e muitas apresentações. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o espaço teve de ser fechado temporariamente, retomando suas atividades presenciais agora em 2021.

Em suas obras na exposição “Sustentáculo”, a artista plástica Biba Rigo fala sobre amparo, sustentação psicológica e apoio em tempos difíceis. “O sustentáculo é uma forma de apoio e sustento para algo maior nessa época difícil em que estamos vivendo, principalmente nessa pandemia”, diz. Biba ainda relata como lidou com a produção de suas obras nesse período desafiador “Esses trabalhos foram produzidos na pandemia, em meio a esse medo, insegurança e, ao mesmo tempo, eles trouxeram esperança”.

A exibição contou também com a participação de outra artista plástica, Mariana Ardito, que já havia trabalhado com  Biba em 2018, em uma exposição também na galeria Cubo Branco. Mariana conta que a pandemia trouxe muitos      desafios, inclusive para inspirações e execuções de suas obras. "Estava fazendo uma residência artística quando a      pandemia começou. Eu me desloco muito para a natureza e ficar em um espaço fechado foi o pior”, comenta.

Biba Rigo ressalta que o local escolhido para expor suas obras traz muitas    sensações importantes para uma artista. “Esse espaço é maravilhoso. Acho  um local muito potente e vejo muitas possibilidades. Eu sou apaixonada      por esse lugar, por essa Universidade”, declara.

O Prof. Me. Flávio Brandt Mourão, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, afirma ser um diferencial da UNITAU poder receber artistas de diferentes áreas em seu espaço.  “Como a Arquitetura trabalha com duas vertentes, a engenharia e a criatividade, com esse elemento de aprendizagem conseguimos transportar os alunos para o outro lado da sala de aula. A arte sempre traz para os alunos diferentes visões da Arquitetura”.

A exposição é aberta ao público e acontece dentro do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120, no Centro de Taubaté. A mostra fica até dia 20 de dezembro e a visitação acontece das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Leonardo Oliveira

Ariane Galhardo