Vencedores destacam aprendizado e inspiração de projetos do X Cicted

22/11/2021 16h42 ⋅ Atualizada em 22/11/2021 18h44

UNITAU, CICTED, Pesquisa Científica, Aluno, Premiação, Professor

Professores e estudantes premiados na décima edição do Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (X Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) destacaram a importância do evento para troca de experiências, desenvolvimento de trabalho em equipe, inspiração e superação de dificuldades.

Em 2021, foram apresentados 403 trabalhos nas categorias de Encontro de iniciação científica (Enic), Mostra de pós-graduação (MPG) e Projeto de pesquisa e inovação (PP&I) graduação e pós-graduação. Cada categoria contou com três trabalhos vencedores.

Na categoria de Iniciação científica, o segundo lugar foi o trabalho com o tema “Efeito do estresse hídrico por seca na resposta antioxidante da palmeira jerivá”. Para a orientadora Mariana Feijó De Oliveira, o reconhecimento é motivo de orgulho pela complexidade da pesquisa.

“Foi um trabalho muito difícil. Essa é uma linha de pesquisa nova que estamos trabalhando no laboratório de bioquímica, e é a primeira vez que ganhamos. Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho”.

O Enic tem como objetivo despertar a vocação científica dos alunos de graduação. Um dos autores do primeiro lugar nessa categoria, Vinicius Leite Lemes, comenta sua alegria em poder contribuir com sua pesquisa na vida das pessoas “É um trabalho que gostamos muito por visar ajudar as outras pessoas. Agradeço a Universidade por motivar os jovens a fazer ciência. Isso valoriza muito as pessoas e nos motiva a continuar fazendo ciência”.

A categoria MPG contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico nas pesquisas dos programas de pós-graduação. A visibilidade proporcionada pelo Cicted é um dos pontos ressaltados por Ginalvia Manuella De Paula Oliveira, uma das ganhadoras do terceiro lugar. “Estou muito feliz com esse meu primeiro prêmio e gostaria de agradecer pela oportunidade de dar voz aos meus projetos”.

Natalia Crosariol Gomes, premiada com o primeiro lugar na categoria de PP&I-PG, apontou o envolvimento dos participantes e as possibilidades de trocas de experiências como motivadores para a vivência acadêmica. “A prática do docente se faz no coletivo, essas trocas me inspiram a continuar como professora, aluna e agora pesquisadora. Quero seguir nessa vida! No ensino e na pesquisa”, comenta a autora.

A cerimônia de premiação do X Cicted foi realizada no dia 10 de novembro, em uma live com a participação da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, e do presidente da comissão organizadora, Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma.

Durante sua fala, a reitora pontuou que tudo começa na iniciação científica, pois um país que não investe na ciência é pobre e dependente. Ela enfatizou o compromisso que a Universidade tem em fortalecer projetos de pesquisa. “Nós nos dedicamos muito nesse formato remoto. Tivemos trabalhos na maioria dos estados brasileiros e também internacionais. A participação nesse Congresso foi muito rica, o que levou à troca de conhecimento. Num momento tão difícil, estamos aqui para mostrar a importância de um país que investe em pesquisa”, relata a reitora.

“Essa troca de conhecimento é fundamental. Que vocês sejam estimulados a seguir nessa linha”, acrescentou o presidente do X Cicted.

Confira os trabalhos premiados!

Linda Uberti