Novembro Azul: diga não ao preconceito!

19/11/2021 12h08 ⋅ Atualizada em 22/11/2021 14h57

Prevenção, Ser melhor, Novembro Azul, Professor, Servidor, PAIS E RESPONSÁVEIS

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Eles escolheram novembro, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, inspirados na mãe de um colega em comum, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. E sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O objetivo da campanha é promover o apoio à conscientização sobre o câncer nesse órgão.

No Brasil, o movimento Novembro Azul chegou em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Fique atento aos sintomas do câncer de próstata:

Na fase inicial, não apresenta sintomas, mas quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

•  dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Cuide de você!

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, mantenha seus exames em dia!

• Alimente-se bem;
  • pratique exercícios regularmente;
  • Evite fumar;
  • Vá ao médico regularmente;
  • Informe-se sobre o câncer de próstata.

O funcionário Odairton Gomes, do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional (SESMO) da UNITAU, reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce são o primeiro passo para a cura de diversas doenças. Ter uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis também são importantes, não descartando que o acompanhamento com um profissional também é necessário.

Odairton deixa uma mensagem para todos os homens, encorajando-os a manterem os exames em dia: “hoje em dia, ainda existe muito preconceito quanto ao exame. Alguns por constrangimento, outros por acharem que fere a "masculinidade". Mas é preciso pensar diferente! O exame em nada interfere na vida pessoal, ao contrário, possibilita a chance de uma vida mais saudável e sem riscos à saúde”.

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU!

Joyce Ribeiro

ACOM UNITAU