UNITAU lança projeto do Solar do Café

16/11/2021 17h30 ⋅ Atualizada em 17/11/2021 15h12

PREX, Extensão, História, Cultura, UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) pretende atrair parceiros para viabilizar a instalação do Solar do Café. Esse espaço museográfico deve reunir passado, presente e futuro da fruta, também conhecida como “ouro verde”. O projeto de lançamento do Solar do Café aconteceu na última sexta-feira, dia 12 de novembro. A proposta é utilizar a área externa e o piso superior do Solar da Viscondessa, imóvel histórico onde funciona a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU.

A proposta contou com a participação do Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC) e foi apresentada oficialmente à Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, por uma comissão técnica da PREX. A Reitora deu aval para o desenvolvimento das próximas etapas. “Taubaté possui fortes ligações com o período cafeeiro e nada como ocupar esse patrimônio histórico com esse projeto. Com o projeto formalizado, agora poderemos buscar parceiros que nos ajudem a viabilizar o Solar do Café”.

Para estruturar a visitação do público, o projeto dividiu o Solar do Café em oito áreas. Entre elas, por exemplo, estão espaços para uma contextualização histórica, informações técnicas a respeito da fruta, relações com a tecnologia e a sustentabilidade, além da área externa com um terreiro e o plantio de mudas.

Também estão previstos ajustes estruturais, como o rebaixamento de parte do muro do solar e a implantação de placas de vidro para que o prédio possa ser visualizado pelos pedestres que transitam pelo local. Os ajustes passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico de Taubaté.

“Temos a possibilidade de praticar nesse espaço de memória o ensino, a pesquisa e a extensão. O Solar do Café vai permitir trazer elementos históricos sobre o café e sua importância para o país, identificar os rostos relacionados à cultura cafeeira e propor reflexões a respeito dos impactos da produção para o meio ambiente”, afirma a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

O Solar da Viscondessa do Tremembé tem suas características originais preservadas pelo Projeto Restau, da UNITAU. Construído no auge do ciclo cafeeiro na região, no final do século XIX, como palacete de festas pelo Visconde do Tremembé, avô do escritor Monteiro Lobato, para sua esposa, a Viscondessa, o imóvel experimentou diferentes usos. Foi também moradia de famílias, museu, ginásio, sede da reitoria da UNITAU, Departamento e Clínica de Psicologia e sede do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade. Desde março deste ano, o imóvel abriga a PREX. O solar foi tombado pelo município de Taubaté em 1985.