Conheça a trajetória da mais nova Cidadã Taubateana!

12/11/2021 18h22 ⋅ Atualizada em 12/11/2021 18h23

Reitora, Reitoria, Cidadã Taubateana, #DeverCumprido

Ontem, dia 11 de novembro de 2021, a cidade de Taubaté ganhou mais uma cidadã. Ela já é muito conhecida dentro da UNITAU por todos os funcionários, professores e alunos, pois iniciou sua trajetória aqui em 1993. A mais nova cidadã taubateana é a Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, reitora da Universidade de Taubaté.

Nascida em 1965 em Ronda Alta (RS), Nara é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (RS), especializada em Controle Biológico de Doenças de Plantas, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 1993, ingressou na Universidade como docente no Departamento de Ciências Agrárias, ao   lado   de   seu   marido  o Prof. Dr Paulo Fortes, e assim, iniciou aqui também a construção da sua história com a cidade. Isabella Fortes, inclusive, nasceu no dia do aniversário da cidade, 05 de dezembro.

E assim, há 28 anos, essa relação de carinho e respeito vem sendo construída dia a dia.

A chegada a Taubaté aconteceu pela busca de um novo desafio profissional. Ambos vieram do Rio Grande do Sul para o interior de São Paulo, pois naquela época as Universidades buscavam professores mestres. Assim, a ela assumiu a disciplina de Fitopatologia no Departamento de Ciências Agrárias.

Os dois criaram a disciplina de Microbiologia Agrícola, desenvolveram o laboratório de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola, implantaram o curso de especialização em Gestão de Resíduos Industriais, Urbanos e Rurais, participaram da construição do I Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté e instituíram também, a linha de pesquisa em Controle Biológico de Doenças de Plantas. Uma oportunidade que todo aluno(a) que concluiu um mestrado quer experimentar.

Comprometida com o seu trabalho, Nara vem trilhando um caminho de sucesso em sua trajetória. Reitora da Universidade de Taubaté desde 2018, se dedica há quase 30 anos pela UNITAU, com atuações importantes na graduação, na pós-graduação, nos projetos de extensão e no trabalho administrativo. Sua criatividade, trabalho e liderança ajudaram na criação de programas que aproximam os alunos do mercado de trabalho, como o Núcleo de Oportunidades, a Feira de Oportunidades e Empreendedorismo, e a Central do Aluno.

Em 1994, trabalhou na Copesa (Comissão Permanente de Seleção Acadêmica), da qual foi presidente em 2002, para captação de novos alunos, por meio do vestibular, cuidando das ações de divulgação dos cursos da Universidade. Entre 2010 e 2014 foi Pró-reitora Estudantil, e em seu mandato possibilitou a adesão da Universidade no FIES, contribuindo para que muitos alunos pudessem financiar o curso de graduação e conquistar um diploma.

Defensora da pesquisa para o crescimento universitário, ajudou na idealização do primeiro Encontro de Iniciação Científica da Universidade, hoje conhecido como CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento), maior evento científico da região do Vale do Paraíba.

À frente da Pró-reitoria de Graduação, trabalhou com os professores, para melhorar a qualidade de ensino da Universidade, por meio da atualização curricular. Com a sua atuação de destaque, garantiu o cargo como representante das instituições municipais de ensino superior na Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Nara Fortes é uma mulher guerreira. Filha, mãe, professora, pesquisadora, gestora e que está sempre disponível para contribuir com o crescimento dos alunos, professores e funcionários da UNITAU e com a cidade de Taubaté. E por isso, o título conquistado é de muito orgulho para a Universidade do futuro.

Parabéns, Profª Nara!

Adrielle Mattos e Mariana Amábilis