Taubaté na alma, UNITAU no coração

12/11/2021 16h27

UNITAU, Reconhecimento, Homenagem, Reitoria, Aluno, Professor, funcionário

Minha história com Taubaté começa em 1993, quando passei a integrar o corpo docente da Universidade de Taubaté (UNITAU). Há 28 anos, mantenho uma relação de carinho e muito respeito para com a terra que me acolheu.

Ao lado de meu marido, Paulo Fortes, fizemos de Taubaté o nosso lar e fomos presenteados com o nascimento de nossa filha Isabella, em 5 de dezembro, dia do aniversário da cidade.

Tenho a honra de integrar o corpo docente da maior Universidade Municipal do País. Ao lado de meus colegas, pude, durante todos esses anos, colaborar para consolidar o nome da UNITAU como um polo difusor de conhecimento, formador de mais de 100 mil profissionais de qualidade, um verdadeiro patrimônio de Taubaté, cidade que também considero como minha.

Conheço a UNITAU em sua essência, desde o meu início, lá no Departamento de Ciências Agrárias, passando pela Comissão Permanente de Seleção Acadêmica, atuando como assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, nos cargos de Pró-reitora Estudantil e de Graduação, até chegar à Reitoria.

Como Reitora da Universidade de Taubaté, tenho muito orgulho em dar continuidade ao legado do querido Professor Doutor José Alves, nosso primeiro Magnífico Reitor.

Praticamos na UNITAU o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo os vínculos com a comunidade e garantindo a excelência na formação de nossos alunos.

Sigo no terceiro ano à frente da Universidade com a certeza de que conseguimos atravessar nos últimos 20 meses a maior crise sanitária em escala mundial. Superamos as dificuldades, nos reinventamos e seguimos unidos. Graças ao empenho de nossos professores e funcionários, conseguimos dar aos nossos alunos condições para que continuassem seus estudos com toda a segurança. A UNITAU segue viva e ativa, com equilíbrio financeiro e uma gestão comprometida em fazer o melhor.

Vivemos um novo tempo, esse é o tempo da Universidade do Futuro. Planejamos investimentos em um Campus Integrado no Bom Conselho, com infraestrutura e equipamentos para dar todo o suporte necessário a esse projeto. A Câmara e a Prefeitura são nossos parceiros para garantir o sucesso nessa missão. Faremos isso juntos.

Recebi com muita alegria, na noite de 11 de novembro, o título de cidadã taubateana. Faço um agradecimento ao Legislativo Municipal de Taubaté por esta honraria, em especial à vereadora Viviane Marcele de Aquino, que reconheceu os nossos esforços e o nosso amor por nossos estudantes e pela UNITAU. Esse amor extrapola os muros da Universidade e também se espalha por Taubaté. Honrarei esse título como uma taubateana de coração.

Agradeço aos meus pais, Erenita Terezinha Perondi e Renato Perondi, pelo exemplo de vida e pela dedicação. O amor deles permitiu iniciar minha jornada de vida, de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, até chegar em solo paulista, nessa terra de desbravadores. Paulo Fortes, meu parceiro de vida, obrigada por dar suporte a nossa família, pelo carinho e paciência, pela disposição em ouvir e ajudar em todos os momentos. Minha filha Isabella, melhor parte de mim, sou muito grata pelo seu apoio, pela sua torcida, por ser quem você é.

Aos nossos professores e funcionários, muito obrigada pela dedicação. Chegamos até aqui graças a vocês. Aos nossos alunos, agradeço a confiança em nosso trabalho. Vocês são a UNITAU.

Somos um país com dimensões continentais e muitos contrastes. A diversidade do nosso povo e da nossa cultura nos enriquece. Ao refletir sobre a unidade de nossa brava gente brasileira, trago a vocês neste encerramento falas de dois expoentes da literatura nacional.

O gaúcho Érico Veríssimo nos lembra: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.”

E o paulista Monteiro Lobato nos convida a sonhar: “Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira – mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”.

Os ventos do destino sopram sobre nós. Então é hora de erguer moinhos, de sonhar o sonho coletivo de um Brasil melhor para todos. Obrigada, UNITAU. Obrigada Taubaté.

Nara Lucia Perondi Fortes

Reitora da Universidade de Taubaté