Bolsistas partilham experiências em roda de conversa do XVI Semex

12/11/2021 15h42 ⋅ Atualizada em 13/11/2021 23h22

UNITAU, Oportunidade, SEMEX, Extensão, PREX, Comunidade, Aluno

Oportunidade, empatia, contato e responsabilidade foram algumas das palavras que abriram o encontro de bolsistas da Universidade de Taubaté (UNITAU), durante o XVI Seminário de Extensão (Semex). A roda de conversa presencial abordou o tema “Ser e estar extensionista” e contou com a participação de cerca de 120 pessoas na tarde de quarta-feira (10) no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas.

A atividade foi mediada pelo Prof. Me. Enrique Osvaldo Cimaschi Neto, com a colaboração dos bolsistas Gabriela Ferraz Ribeiro (projeto Novos Rumos), Thomas Rücker Van Caspel (projetos InformaDor e Luz, Câmera e Movimento), do ex-bolsista Luiz Fernando da Silva, conhecido como “Luiz Energia” (Programa de atividade física e saúde – PAFS), além do bolsista Rafael Francelini Masseli (projeto A cultura que Vale), que foi convidado logo no início.

Os convidados compartilharam suas experiências e puderam demonstrar o que é, para eles, praticar a extensão, as qualidades que formam um extensionista e como é a aplicação da teoria das salas de aula na realidade.

Os bolsistas tiveram também a oportunidade de encontrar pessoalmente diferentes extensionistas e conhecer suas abordagens.

“Existe o nervosismo de ir e falar no palco, mas é uma ótima experiência voltar para o presencial e ver todos juntos”, afirma Marcela Moreira dos Santos, aluna do 8° semestre de Ciências Biológicas. Ela é bolsista do projeto B.E.A.B.A. das Ciências, uma equipe multidisciplinar que trabalha com crianças, ensinando matemática, física e ciências com experiências e brincadeiras.

Júlia Santos Pereira de Oliveira é aluna do 6° semestre de Ciências Biológicas e João Gabriel Almeida Rosa faz o 2° semestre de Engenharia de computação. Os dois participam do projeto Robomate, que tem o fito de juntar a robótica e a Matemática em prol de um bem comum. Para eles, os projetos de extensão são a maneira mais eficaz de a UNITAU manter a proximidade com a comunidade.

“É com eles que entramos em contato com a comunidade e que mostramos o que aprendemos dentro da Universidade”, reforça João.

O Semex é realizado anualmente pela UNITAU com o objetivo de expor as ações relevantes que a comunidade acadêmica desenvolveu ao longo do ano, voltado para alunos e professores e membros da comunidade. A abertura oficial do evento, com a participação da Reitora, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, e da Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, aconteceu de forma remota na manhã de quarta-feira, por meio de transmissão no canal do YouTube da TV UNITAU. As atividades do dia foram encerradas com uma roda de conversa virtual das ligas acadêmicas com transmissão pelo zoom.

O último dia do evento foi marcado pela apresentação de relatos de experiências dos bolsistas e pelo lançamento da segunda edição do livro “A UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão”, também de forma remota pelo zoom.

Mais informações sobre a extensão na UNITAU você encontra aqui.

Ariane Galhardo