O Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da UNITAU completa 40 anos de existência

10/11/2021 18h36 ⋅ Atualizada em 11/11/2021 10h11

laboratório, Ciências Agrárias, Tecnologia, Comunidade, UNITAU

Em 2021, o Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da Universidade de Taubaté (UNITAU) completou 40 anos de existência. Para comemorar o aniversário, no dia 3 de novembro, ocorreu uma aula diferenciada com os alunos do oitavo semestre de Agronomia. Foram realizadas no laboratório análises de pH, alumínio e calcário.

Esse é o único laboratório do gênero do Vale do Paraíba. Por meio de um projeto de extensão, o laboratório presta serviço em análise de solos e de tecido vegetal (planta) a produtores rurais e a empresas do Vale do Paraíba, do Litoral Norte, do Sul de Minas e do Sul Fluminense. Somente neste ano, já foram beneficiados mais de 400 produtores de 35 cidades da região. O laboratório oferece serviços de estudos de solos e plantas para que o produtor aperfeiçoe os insumos e aumente a produtividade da sua lavoura.

O Prof. Dr. Julio Cesar Raposo de Almeida, coordenador geral do laboratório e responsável pela aula, explica sobre a importância das instalações para os alunos.  “O laboratório também concede estágios para alunos, além de agregar a experiência prática para a formação dos profissionais (agrônomos, biólogos e veterinários)”.

Há, no local, um espectrômetro de absorção atômica, um equipamento que permite identificar e quantificar elementos químicos. Essa técnica pode ser empregada na avaliação do desgaste do solo, por exemplo.

Além disso, o laboratório também oferece apoio ao desenvolvimento de pesquisas de graduação do curso de Agronomia e a projetos de pesquisa de professores e alunos do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Também estabelece parcerias com instituições de pesquisa e extensão do Estado de São Paulo (Apta – Polo Regional do Vale do Paraíba, casas de agricultura, cooperativas agrícolas).

Nas aulas práticas, os alunos utilizam o laboratório em diversas disciplinas, como Geologia, Pedologia, Fertilidade do solo, Nutrição de plantas, Manejo e conservação do solo, Agricultura, Forragicultura e Pastagem, Silvicultura, Máquinas Agrícolas, Irrigação e drenagem etc. Entretanto, as principais atividades são as análises de solos para os produtores.

Linda Uberti