UNITAU define equipes do Projeto Rondon 2022

04/11/2021 17h05 ⋅ Atualizada em 05/11/2021 18h48

Extensão, Projeto Rondon, PREX, Aluno, Comunidade

A Universidade de Taubaté (UNITAU) concluiu o processo seletivo para definir as equipes de alunos que participarão das missões do Projeto Rondon em 2022.

A lista com os aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) já está disponível para conferência. São 16 titulares e quatro suplentes divididos em duas equipes que integrarão as operações nas cidades de Grão Mogol (MG) e Calçoene (AP). Os 20 selecionados são dos cursos de Medicina, Direito, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Agronomia, Arquitetura, Letras, Biologia, Relações Públicas, Contabilidade e História.

As próximas etapas são o envio de documentação ao governo federal, reserva de passagens e treinamentos das equipes para que possam desenvolver as oficinas previstas nas operações das duas cidades.

“Agora vamos fechar a documentação dos escolhidos e iniciar os treinamentos. Já vamos fazer uma reunião com os selecionados para o início dessas atividades”, afirmou o Prof. Dr. Edson Trajano, que integra a coordenação do Projeto Rondon na UNITAU.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, estimular a produção de projetos coletivos locais e desenvolver a responsabilidade social dos estudantes.

A última vez em que a UNITAU esteve presente no projeto Rondon foi em 2015. O Ministério da Defesa aprovou duas propostas da Universidade para 2022.

A primeira expedição, operação “Rondon das Gerais”, ocorrerá em Grão Mogol, município em Minas Gerais, com foco em ações nas áreas de comunicação, do meio ambiente, de tecnologia e de produção e trabalho. As atividades acontecerão no período de 26 de janeiro a 13 de fevereiro do próximo ano. Já a operação “Amapá mais forte” acontecerá na cidade de Calçoene, no Amapá, com ações direcionadas para a cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. A operação ocorrerá no período de 2 a 20 de fevereiro de 2022.

Já foram realizadas viagens precursoras a Grão Mogol e a Calçoene para o ajuste do planejamento das operações.