X Cicted divulga relação de premiados

27/10/2021 18h05 ⋅ Atualizada em 27/10/2021 18h06

Professor, CICTED, Premiação, Pesquisa Científica, UNITAU, Aluno

A comissão organizadora do Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) divulgou nesta quarta-feira,dia 27 de outubro, a lista dos 12 trabalhos premiados.

O Congresso contou com 403 trabalhos apresentados nas categorias Encontro de Iniciação Científica (Enic), Mostra de Pós-Graduação (MPG) e Projeto de Pesquisa e Inovação (PP&I) Graduação e Pós-Graduação. Foram selecionados três trabalhos em cada categoria.

“Os números são motivo de bastante orgulho para nós e reforçam o papel de nossa instituição como uma universidade que faz pesquisa e gera conhecimento. Um fato bastante positivo são os 403 trabalhos apresentados.Não podemos nos esquecer de que, em geral, esses são trabalhos produzidos no ano anterior. Então, em meio à pandemia, em que nós tivemos restrições de mobilidade, confinamento, conseguimos chegar a essa produção”, afirma a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli.

O vencedor do Enic foi o projeto “Óculos e bengala inteligentes para deficientes visuais”. O projeto “Ensino de robótica industrial em tempos de pandemia” garantiu o primeiro lugar na MPG. A categoria PP&I-G teve como vitorioso o projeto “Efeito da espessura da cerâmica e da foto ativação prévia do adesivo na resistência adesiva entre cimento resinoso e esmalte”. E na categoria PP&I-PG, o escolhido em primeiro lugar foi o projeto “Metodologias ativas em ciências humanas e sociais aplicadas: um caminho para a aprendizagem”.

A relação dos três primeiros colocados em cada categoria demonstrou uma abrangência entre as áreas do conhecimento. Foram quatro premiados na área de Humanidades, três premiações para as Exatas, outros três prémios para as Ciências Biológicas e dois prêmios das Ciências da Saúde.

“Esse número acaba refletindo o perfil de nosso evento, que é bastante amplo e que busca congregar diferentes ramos do conhecimento e promover os saberes de docentes e discentes”, complementa a Pró-Reitora.

Professores, estudantes, funcionários e público em geral puderam acessar o aplicativo Cicted para escolher os melhores trabalhos. Ao todo, foram registrados 3.079 votos.

“O aplicativo é um sucesso. A gente inovou bastante trazendo esse modelo compartilhado, ouvindo a comunidade acadêmica e não acadêmica. Esse é um modelo que deve ficar”.

A lista com os trabalhos vencedores pode ser conferida aqui