Feira de ciências do Colégio UNITAU desperta a produção científica entre os dias 26 e 27 de outubro

25/10/2021 17h06 ⋅ Atualizada em 26/10/2021 16h15

Produção Científica, Feira de Ciências, ciência, Aluno, Comunidade, Acontece, Destaque, Evento, Colégio, Colégio UNITAU, UNITAU

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, da Universidade de Taubaté (UNITAU), apresenta, nos dias 26 e 27 de outubro, a XXVIII Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, com atividades presenciais para alunos e professores.

Nesta edição, o tema abordado será “Atualidade e futuro das profissões: tendências e possibilidades de atuação”, e contará com a apresentação de trabalhos realizados por alunos matriculados nos cursos técnicos da escola, com a supervisão de um professor da área. As atividades presenciais ocorrem nos períodos da manhã e da tarde e são exclusivas para o público interno da escola, por conta das restrições impostas pela pandemia. A equipe da TV UNITAU acompanhará as ações e irá disponibilizar um conteúdo exclusivo da XXVIII Feira de Ciências, em seu canal do youtube

A coordenadora pedagógica do colégio, Professora Thais Liane Rosa, conta que os alunos costumam ficar muitos entusiasmados com os projetos. “É uma maneira de mostrar o conhecimento adquirido ao longo do período letivo. Eles se sentem incentivados e adquirem o gosto pela aprendizagem e pela pesquisa científica”, diz.

A Feira tem importância fundamental no incentivo à pesquisa, pois ela estimula o contato de crianças e adolescentes com a produção científica, em uma das fases mais importantes do crescimento pessoal e acadêmico. “Ela é uma ferramenta significativa para que os alunos divulguem o conhecimento adquirido por meio do trabalho científico, além de desenvolver nos estudantes uma capacidade multidisciplinar, já que o evento costuma abordar vários assuntos”, explica a professora.

“A Feira pode influenciar outros aprendizados que não ocorrem em sala de aula e não estão disponíveis na grade curricular. São conhecimentos práticos com a capacidade de educar, agregar e fixar conhecimentos que os alunos irão vivenciar no decorrer do evento”, ressalta a coordenadora pedagógica.

A programação conta com uma série de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, que serão apresentados em alguns locais do Colégio. No laboratório de Análises Clínicas, por exemplo, acontecerá uma ação de tipagem sanguínea e glicemia, uma demonstração de tipos de células e uma extração de DNA. Já no laboratório de Informática, os alunos do curso Técnico em Informática irão apresentar um site de produtos de maquiagem, um projeto de uma calculadora programada em Delphi, entre outros projetos.

Confira os projetos nas redes sociais do Colégio UNITAU.

Giovana Vasconcelos