Passado e futuro da Medicina é discutido em semana que antecede o 49° Congresso Médico Universitário

22/10/2021 16h32 ⋅ Atualizada em 25/10/2021 14h56

UNITAU, Medicina, COMUT, Congresso, Destaque, Acontece, Evento

O Departamento Científico Benedicto Montenegro, do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), iniciou, no dia 19 de outubro, uma semana de lives, que antecede o 49º Congresso Médico Universitário (Comut), que está com inscrições abertas. As palestras online seguem até o dia 26 de outubro e contam com profissionais de diversas áreas da Medicina, para tratar sobre assuntos como “Diferenças entre o passado e o presente dentro e fora do consultório médico”, “Diferentes abordagens da dor crônica” e “Saúde da mulher: esporte e gravidez”.

A programação da semana tem como objetivo abordar diferentes temas relacionados ao Congresso de uma forma mais dinâmica, e, além disso, atrair não só os estudantes e profissionais da área da saúde, mas qualquer outro público que se interesse pelos assuntos. As lives acontecem à noite, mas ficam disponíveis no perfil do instagram.

“Desde outubro do ano passado, nós idealizamos e então estamos organizando essa semana pelo surgimento e crescimento das lives durante a pandemia. Com essas lives, nós queremos dar indícios das temáticas que serão abordadas no Congresso”, conta Caliel Ribeiro Simas, presidente da organização do evento e aluno do 7º semestre de Medicina.

O 49º Comut está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (26) e acontecerá entre os dias 27 e 30 de outubro. Neste ano, os interessados poderão participar de forma virtual ou híbrida. As atividades incluem aulas teóricas e workshops. No modelo online, o workshop acontecerá no dia 30 de outubro e, no formato híbrido, no dia 6 de novembro.

A abertura do Congresso contará com a participação da primeira zen budista da América Latina, Monja Coen, que conta com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. O encontro virtual acontece no dia 27, às 17h, e também trará o filósofo e escritor Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé e mais oito líderes religiosos, para discutir o tema "Saúde, filosofia e religião".

Para a diretora do Departamento de Medicina da UNITAU, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner, é essencial que um estudante da área médica participe do Congresso durante sua formação e até mesmo após a graduação, pois a experiência garante diferentes pontos de vistas e a troca de experiências.

“O Comut existe há mais de quatro décadas e o seu objetivo é congregar as diversas áreas da saúde em uma semana, em que se discutem temas atuais e interessantes da prática médica. É muito importante trazer o conhecimento de diferentes palestrantes para os nossos estudantes e para os médicos que participam do congresso”, pontua.

Caliel explica que, nesta edição, o propósito do evento é fazer um “paralelo” entre o passado e o futuro da profissão. “Os encontros vão abordar tanto as medicinas alternativas e a medicina oriental, quanto as inovações, as atualizações pós-pandemia, o futuro das especialidades com a robótica e a inteligência artificial”, expõe.

Mais informações e inscrições do 49º Congresso Médico Universitário podem ser obtidas aqui.

Bianca Guimarães