XVIII Jornada da Nutrição traz egressos para discussão sobre o mercado de trabalho

22/10/2021 15h02 ⋅ Atualizada em 23/11/2021 17h53

Mercado de trabalho, Jornada da Nutrição, Nutrição, UNITAU, Egresso, Acontece, Destaque

O curso de Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, entre os dias 18 e 19 de outubro, a XVIII Jornada da Nutrição. A programação aconteceu de forma online, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, e contou com diversos professores e alunos da Universidade e por profissionais reconhecidos no mercado de trabalho.

No primeiro dia, foram abordados, em uma mesa-redonda, “Os impactos dos Projetos de Extensão na formação dos alunos e na sociedade”. Os docentes responsáveis pelos projetos “Sabores & Saberes do Campo”,  “Comida Contada” e “PAIE” marcaram presença e destacaram as principais atividades de extensão e sua relevância para a formação e para o desenvolvimento acadêmico.

No mesmo dia, egressos do curso participaram de um bate-papo sobre a “Importância do trabalho multidisciplinar no treinamento dos atletas”. Formado em Educação Física e pós-graduado em treinamento desportivo, Rubens Gomes discorreu sobre a importância de saber interpretar as informações e estatísticas de cada paciente. O fundador da Overall Team, empresa de assessoria online em treinamento e nutrição, ainda enfatizou a necessidade do constante desenvolvimento e orientou que os alunos devem aplicar os aprendizados teóricos e aproveitar as oportunidades durante a graduação.

Ronaldo Ortiz, nutricionista pós-graduado em fisiologia e prescrição do exercício, também trouxe dicas de atendimento e relatou que “é preciso atentar para a condição de cada pessoa. Nem sempre ela tem condições para aquela dieta. É preferível, então, encaminhar uma dieta flexível e ensinar para ele o motivo de ele ter de reduzir determinado alimento”, ressaltou o egresso sobre a importância de analisar o histórico e elaborar uma rotina personalizada para o paciente.

Educação alimentar e nutricional, lifestyle, sustentabilidade, nutrição pós-covid e atendimento nutricional para pessoas LGBTQIA+ foram alguns dos temas abordados na XVIII Jornada da Nutrição.

O curso de Nutrição da UNITAU busca vincular o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando a formação de um bom profissional nutricionista.

Foto: Leonardo Oliveira

Linda Uberti