EAD UNITAU moderniza produção de conteúdos pedagógicos em 2022

21/10/2021 17h09 ⋅ Atualizada em 21/10/2021 19h36

EAD, UNITAU, Aluno, Oportunidade, Vestibular 2022

A educação a distância (EAD) da Universidade de Taubaté (UNITAU) anuncia, para 2022, a modernização do sistema de produção de conteúdo pedagógico em uma parceria firmada com o Grupo A Educação.

O gerenciamento dos conteúdos produzidos para a EAD continuará sob a responsabilidade dos professores da UNITAU. Como benefícios diretos desse novo formato está o acesso a ferramentas tecnológicas educacionais exclusivas, que permitirão uma experiência de aprendizagem completa.

“A UNITAU buscou no mercado uma empresa que permitisse o avanço na tecnologia educacional. A tecnologia faz a diferença em todos os segmentos. Esse novo sistema contratado prevê material teórico, videoaulas, além de metodologias inovadoras aplicadas na EAD. Isso vai permitir ao aluno, de forma autônoma, aprender cada vez mais”, afirma o Prof. Me. José Maria Silva Junior, que integra a Comissão de gestão compartilhada da EAD da UNITAU.

O principal objetivo desse e de outros investimentos programados para o setor é consolidar a expansão da EAD na Universidade, o que vem ocorrendo de forma sistemática desde 2017. Nos últimos quatro anos, por exemplo, o número de alunos matriculados apresentou um crescimento na ordem de 94,64%.

O planejamento institucional da maior universidade municipal do país está alinhado com o setor. A edição de 2021 do Mapa de uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), desenvolvida pela Meta Red Brasil em parceria com a Universia e o Semesp, indica que 72% das instituições de ensino superior pesquisadas já têm ou estão em fase de elaboração de uma política de educação digital.

A pesquisa também identificou que, durante esse período de ensino remoto emergencial, devido à Covid19, a produção de material didático precisou ocorrer de forma acelerada e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma curadoria institucional ou externa. Uma consequência direta dessa criação de conteúdo é a necessidade de adotar políticas institucionais de gerenciamento e de publicação, além de estruturação de repositórios.

“Vamos atuar de acordo com o que o mercado exige, mas tudo com a orientação e a condução dos processos por parte de nossos professores. Teremos a continuação das lives, por exemplo, que fortalecem o contato do professor com os nossos alunos”, complementa o Prof. José Maria.

A EAD da UNITAU confirma, para 2022, a participação de 38 polos de apoio presencial distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Entre as novidades para o próximo ano está a implantação do curso de Serviço Social. São oferecidos 12 cursos de Licenciatura, 10 cursos do Programa de Segunda Licenciatura, quatro cursos de Bacharelado, oito cursos Superiores de Tecnologia, além de cursos de Formação Pedagógica.

A Universidade mantém a isenção do pagamento de taxa de matrícula para o próximo ano. As mensalidades devem sofrer um reajuste de 5%, abaixo da inflação para o período, com a contrapartida da manutenção do desconto de 15% para o pagamento até a data de vencimento. Mais informações sobre a EAD UNITAU você encontra aqui.