Viva a experiência de ser um pesquisador(a)

21/10/2021 15h43

Projetos, Pesquisa, Bolsas de Estudos, Aluno, PIBIC

Você já ouviu falar sobre o projeto de iniciação científica da UNITAU ?

Anualmente, uma seleção de projetos é feita entre os alunos de graduação da Universidade, que têm a oportunidade de ingressar no mundo da pesquisa em diversas áreas de interesse. Além disso, os  contemplados contam com bolsas de estudo financiadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e seu objetivo é incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico no país.

Fique atento às datas: as inscrições do PIBIC 2021/2022 podem ser feitas até o dia 03/11! São 48 bolsas de estudo divididas entre as modalidades PIBIC UNITAU e PIBIC CNPq para graduação e ensino médio, com duração de 10 meses, de 01/02 a 31/12/2022, podendo ser prorrogada por mais 10 meses.

Além de incentivar a visão crítica para diversos temas, e o trabalho em equipe, sendo um diferencial para o currículo dos estudantes, os projetos trazem temas relevantes para a sociedade. Os participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 400,00 que são descontados diretamente na mensalidade.

Todos os alunos da UNITAU podem participar, presencial ou EAD. Basta apenas estar inserido nos requisitos abaixo, são bem simples. Veja!

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial ou EAD da UNITAU;
  • Manter rendimento escolar mínimo, com média escolar geral de todos os semestres (incluindo as reprovações), igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Ter currículo Lattes atualizado nos últimos 3 meses;
  • Ter tempo disponível para dedicar-se às atividades de pesquisa, como previsto no plano de trabalho do projeto de pesquisa de Iniciação Científica (recomendam-se 20 horas semanais de dedicação).
  • Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso de graduação e de forma intensificada durante as férias letivas.
  • Não acumular bolsas, de nenhuma natureza, seja com outras modalidades do CNPq, UNITAU ou quaisquer agências nacionais ou internacionais de fomento.
  • Realizar o pagamento da mensalidade com desconto até a data de vencimento. Em caso de atraso da mensalidade o benefício será suspenso.

A  aluna de Publicidade e propaganda, Tamyris Reis, relata que fazer parte da bolsa “[...] foi muito bom pra minha vida acadêmica, carreira. Ajudou a abrir portas como o estágio que realizei na Embraer, e aumentou meu networking com profissionais da área de comunicação. A iniciação científica tem um repertório enriquecedor e é um passo a mais na carreira para se destacar no mercado.”

Não vai perder essa oportunidade não, é? Para se inscrever, basta acessar o edital aqui.

Compromisso com a pesquisa. Universidade do futuro, UNITAU.

Lethicia Portes