Mesas redondas sobre a Covid-19 abrem o X Cicted

19/10/2021 18h14

UNITAU, Pesquisa Científica, Aluno, CICTED, ciência, Mesa redonda, Palestra, Coronavírus

A programação ao vivo da 10ª edição do Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (X Cicted) começa nesta quarta-feira (20), a partir das 8h. Serão realizadas três mesas redondas no período da manhã relacionadas à pandemia da Covid-19, com abordagens sobre aspectos nutricionais, econômicos e socioeducacionais.

As mesas redondas e palestras serão importantes para que estudantes e público em geral possam se atualizar e se envolver com temáticas novas e variadas, além de estabelecer contato com pessoas em diversas áreas.

O Congresso possibilitará aos participantes o contato com pesquisadores e professores e pretende estimular pesquisas, gerando outras oportunidades.

“Eventos científicos são essenciais para quem busca novos conhecimentos, troca de informação e ampliação da cultura e da formação. Eles permitem o enriquecimento do saber”, explica o presidente do X Cicted, Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma.

As atividades com a participação de pesquisadores da Universidade de Taubaté (UNITAU), convidados de outras instituições do país e do exterior ocorrem em dois formatos: palestras gravadas e já disponibilizadas no site oficial e transmissões ao vivo pela TV UNITAU no Youtube dias 20, 21 e 22 de outubro.

A abertura oficial do X Cicted acontece às 18h de quarta-feira, com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes, da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, e do presidente do Congresso, Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma.

O professor Scherma destaca a possibilidade de reforçar o intercâmbio internacional em diversas áreas do conhecimento com o emprego da tecnologia. “Esse formato remoto oferece a possibilidade de abrir fronteiras, de gerar maior alcance e participação do público em geral”.

Estão previstas, durante o Congresso, duas mesas redondas e duas palestras internacionais ao vivo, com a participação de pesquisadores de Portugal, Austrália e Estados Unidos. Entre os temas abordados estão impactos no aquecimento global, estudos sobre o escritor Monteiro Lobato, inteligência artificial e inovação em educação.

Temas sobre a pandemia da Covid-19 também estarão presentes na programação, na abertura e no encerramento do evento. Devido às repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica, mas também de impactos sociais, políticos, econômicos, culturais, se faz necessário criar discussões sobre essa temática

“O impacto da pandemia, no sistema de saúde, na sustentação econômica da população, na saúde mental das pessoas em tempo de confinamento, no temor pelo risco de adoecimento e morte, no acesso a bens essenciais, como alimentação e medicamento, na velocidade e na urgência na testagem de medicamentos e vacinas e as implicações éticas de tudo isso são alguns dos motivos que mudaram o nosso dia a dia. E, dentro da grade científica, ocorrerão duas sessões Covid-19”, explica o professor Scherma.

Mais informações sobre o evento você encontra aqui. A edição deste ano mantém o formato de avaliação dos trabalhos com a votação por meio de um aplicativo.  Os 403 trabalhos selecionados ficarão disponíveis para votação a partir das 8h do dia 20 de outubro até as 22h do dia 22 de outubro. Para participar da votação dos trabalhos é só baixar o aplicativo no celular (Android) ou acessar  aqui.

Linda Uberti