X Cicted seleciona 403 trabalhos para avaliação

15/10/2021 18h17

UNITAU, Aluno, CICTED, Iniciação Científica, Inovação, Trabalhos Científicos, Pesquisa Científica

A comissão organizadora do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (X Cicted) anunciou a seleção de 403 trabalhos que serão avaliados durante os três dias do evento, entre 20 e 22 de outubro.

O total de trabalhos selecionados para esta décima edição representa 86,48% do total de submissões encaminhadas. O índice de aprovação dos trabalhos foi superior ao do ano passado (84,61%), o que representa uma evolução em relação à qualidade das apresentações.

O X Cicted também consolida um perfil voltado à pesquisa e à inovação. No segmento de projetos de pesquisa e inovação (PP&I), a coordenação do  congresso contabilizou 106 projetos aprovados, um crescimento de 51,42% na comparação com a edição de 2020.

Para o presidente do X Cicted, Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma, esses indicadores demonstram que a Universidade de Taubaté (UNITAU) cumpre o seu papel como vetor de desenvolvimento e de produção científica.

“Acho que, dentro desse perfil, nós conseguimos demonstrar que a pesquisa não para. O PP&I, por exemplo, mostra projetos que estão em andamento, a pesquisa está diretamente ligada à inovação, em trazer algo novo. Vamos, inclusive, discutir isso na nossa mesa de abertura às 18h30 da próxima quarta-feira (20 de outubro)”.

Além das palestras previamente gravadas e que já estão disponíveis para visualização, a página do X Cicted já está atualizada com a programação ao vivo dos três dias, com transmissão pela TV UNITAU. Entre os destaques, estão as mesas redondas com a abordagem de temas relacionados à pandemia da Covid-19 no período da manhã do dia 20 e na noite de encerramento do dia 22. O público também poderá conferir uma série de palestras internacionais com pesquisadores de renome no decorrer do Congresso.

O X Cicted acontece durante o mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações e incorpora o tema “A transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”. Desde a primeira edição do Congresso, foram mais de 10.400 trabalhos apresentados.

A edição deste ano mantém o formato de avaliação dos trabalhos com a votação por meio de um aplicativo. No ano passado, cerca de 1.700 pessoas participaram da avaliação. O aplicativo Cicted UNITAU foi acessado mais de 3.600 vezes, com a contabilização de 4.351 votos.

Mais informações sobre o X Cicted, você confere aqui.