Ser professor e a nobre arte de ensinar

15/10/2021 14h28 ⋅ Atualizada em 21/10/2021 09h42

Professor, Especial, Pandemia, Entrevista

Segundo o dicionário, professor é um indivíduo cuja especialização ou formação acadêmica é ensinar. Na prática, se sabe que ser professor é vencer obstáculos diários, principalmente no cenário atual.

A pandemia obrigou os docentes a se reinventarem para ensinar remotamente. E também, por esse motivo, ser professor vai muito além de apenas formar. É fazer o que ama, é aprender para ensinar, é preparar os alunos para os desafios da vida.

Em homenagem a todos os docentes neste dia especial, a Universidade traz relatos de uma entrevista realizada com dois personagens que têm um elo importante com este dia e com a UNITAU. O Prof. Dr. Walter Muragaki, que há 39 anos leciona na UNITAU, e a Profa. Dr. Daniele Ávila, a professora mais nova da Universidade.

A docente Daniele, que durante a sua formação tinha certeza que não seguiria o caminho da docência, hoje, tem grandes expectativas para o futuro. “A maior delas é realizar meu trabalho da melhor forma possível, fazer diferença na vida dos meus alunos e formar futuros colegas satisfeitos com a nossa Odontologia.”.

Já Walter, médico e professor do curso de Medicina, conta que “um dos momentos mais especiais que vivi foi a formatura de 2 filhos meus: Guilherme e Gustavo, e mais uma agora, prestes a se formar, Rafaela. Ministrei aula para os 3 e esses momentos me marcaram muito.”

Escolher lecionar marca a vida de cada um deles de forma diferente. É um cargo de grande responsabilidade e importância, pois são eles que formam todos os dias os futuros cidadãos do país. "Ser professor é escolher trabalhar com o que ama, e, aos meus colegas, desejo que nossa resiliência nunca se perca, nosso propósito é muito maior. Aos meus alunos, não se preocupem em ser os melhores em tudo, mas o melhor que vocês podem ser pra vocês mesmos e para os seus futuros pacientes”, comenta a Profa. Daniele, como uma mensagem final a todos os professores.

O professor Walter também deixou seu recado: “Para os meus colegas, que a gente repense a cada dia a responsabilidade que temos como professor, como exemplo no sentido da formação de profissionais.”

Que neste dia seja renovado o compromisso diário de cada professora e professor, na grande missão de ensinar, de formar e de marcar, todos os dias, a vida de muitas pessoas. Feliz dia dos professores!

Compromisso com você. Universidade do futuro, UNITAU.

Adrielle Matos e Yasmin Santos