Live internacional debate patrimônio territorial

08/10/2021 15h53

Palestra, Internacional, Desenvolvimento, Desenvolvimento regional, Pesquisador

Na próxima quinta-feira (14), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove uma palestra para os alunos do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional com o geógrafo e professor da Universidade de Innsbruck (Áustria), Prof. Dr. Martin Coy.

O Prof. Dr. Martin Coy é um pesquisador experiente e de renome internacional, que tem como objeto de estudo a questão do desenvolvimento regional do Brasil.

A live tem como tema “O patrimônio territorial como referência na ativação do processo de desenvolvimento: olhares a partir das dimensões cultural, humana e intelectual” e irá contar também com um debate com a participação do Prof. Dr. Moacir José do Santos, da UNITAU, e do Prof. Dr. Paulo Cesar Oliveira Diniz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

De acordo com o Prof. Moacir, esse tema tem grande importância para os alunos enquanto pesquisadores: “Eles irão diagnosticar as condições de desenvolvimento regional e, com isso, gerar conhecimento que irá subsidiar políticas públicas de desenvolvimento”.

Segundo o periódico Desenvolvimento em Questão, patrimônio territorial é entendido como o conjunto de ativos e recursos, materiais e imateriais, que se acumularam ao longo da história num determinado território, resultante de processos históricos de construção e de reconstrução socioeconômica e cultural, na relação com o entorno ambiental.

“O patrimônio territorial é multidimensional, tendo como dimensões as questões econômicas, ambientais, culturais, humana e intelectuais, sociais e institucionais. Essas dimensões estão entrelaçadas e constituem elementos fundamentais para a dinâmica do desenvolvimento regional e como se construiu o patrimônio territorial”, afirma o professor Moacir.

A live irá ocorrer no canal do Youtube da TV Unitau, e não é necessário fazer inscrição.

Giovana Vasconcelos