1ª Semana das agrárias traz dicas de agricultura e de cuidados com pets

30/09/2021 14h33 ⋅ Atualizada em 30/09/2021 14h37

Aluno, Agronomia, Medicina Veterinária, Acontece, Destaque, Evento, Semana Pedagógica, UNITAU

Para promover uma integração e discutir temas atuais sobre a profissão, os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem a “1ª Semana das agrárias”. O evento online iniciou sua programação na última segunda-feira (27) e segue até o dia 1º de outubro. A semana pedagógica tem como objetivo fomentar a aprendizagem dos alunos por meio da troca de conhecimento com os palestrantes, além de integrar os alunos do Departamento de Ciências Agrárias. Para selecionar os temas que seriam abordados e as palestras realizadas durante a semana, a comissão organizadora preparou um formulário, em que os universitários puderam votar nos assuntos sobre os quais tinham mais vontade de aprender.

A abertura da “1ª Semana das agrárias” aconteceu na segunda-feira, com uma palestra para os dois cursos. Já nos demais dias (entre terça e quinta-feira), a programação foi diferenciada, com bate-papos voltados para o currículo acadêmico de cada área. E, na sexta-feira (1), os alunos encerrarão a semana em um único encontro.

Laura Fernanda Chaves Perrenoud, aluna do 2º semestre do curso de Medicina Veterinária e uma das integrantes da comissão organizadora, conta que a ideia de realizar a semana em conjunto surgiu, pois, além de fazerem parte do mesmo Departamento, a Medicina Veterinária é um curso novo na Universidade e sentiu necessidade de um auxílio para conseguir colocar em prática essa primeira semana.

“Já é a 42ª semana da Agronomia, então unimos a experiência deles com as nossas ideias e conseguimos colocar tudo em prática. Para mim, é uma honra participar da comissão organizadora dessa primeira Semana. Os desafios da primeira vez são sempre maiores, mas, com o apoio e a parceria que nós tivemos com o curso de Agronomia e a coordenação de ambos os cursos, ficou muito mais fácil e leve”, relata Laura.

Nesta quinta-feira (30), o curso de Medicina Veterinária participará de uma palestra com o tema “Nutrição em pets”. O assunto é muito importante para a formação dos futuros veterinários, pois a boa nutrição dos animais ameniza aspectos negativos que envolvem a vida do animal e atua no tratamento e na prevenção de diversas doenças. “Muitas pessoas confundem nutrição com comprar ração mais cara para os seus animais por acreditar que seja melhor, mas não é bem assim. A nutrição envolve diversos estudos. Cada animal tem um organismo, ou seja, cada um tem a sua necessidade e precisa de diversos nutrientes diferentes”, explica a universitária.

A programação conta com profissionais atuantes no mercado de trabalho e que trazem um novo olhar e outras perspectivas para os alunos e demais participantes. “Nós, da comissão, fomos atrás de profissionais que agregariam valor para a nossa semana, que promovessem essa troca de conhecimento e que estivessem dispostos a compartilhar um pouco da bagagem deles conosco e, a partir disso, montamos uma programação bem diversificada, que engloba todas as áreas”, finaliza.

Confira a programação:

Medicina Veterinária

Quinta-feira (30/09)

08h30 – Nutrição em pets

10h – Como controlar a principal doença do gado leiteiro

Agronomia

Quinta-feira (30/09)

08h30 – A evolução da agricultura no cerrado

10h – Irrigação paisagística

Sexta-feira (01/10)

08h30 – Mercado da carcinicultura (para ambos os cursos)

Bianca Guimarães