UNITAU promove seleção de alunos para Projeto Rondon

24/09/2021 11h02 ⋅ Atualizada em 24/09/2021 15h20

Projeto Rondon, Oportunidade, Extensão, Aluno, PREX

A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria de Extensão (PREX), inicia na próxima segunda-feira (27), o processo seletivo para alunos dos seus cursos de Graduação que desejem participar de mais uma expedição do Projeto Rondon.

Com duas propostas apresentadas e aprovadas pelo Ministério da Defesa, a UNITAU será representada por quatro professores, autores dos projetos contemplados, e 16 alunos, em duas importantes operações em diferentes estados do Brasil. A última vez em que a UNITAU esteve presente no projeto Rondon foi em 2015.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, estimular a produção de projetos coletivos locais e desenvolver a responsabilidade social dos estudantes.

A primeira expedição, operação “Rondon das Gerais”, ocorrerá em Grão Mogol, município em Minas Gerais, com foco em ações nas áreas de comunicação, do meio ambiente, de tecnologia e de produção e trabalho. As atividades acontecerão no período de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022.

Já a operação “Amapá mais forte” acontecerá na cidade de Calçoene, no Amapá, com ações direcionadas para a cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. A operação ocorrerá no período de 03 a 20 de fevereiro de 2022.

O Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, a Profa. Dra. Wendry Maria Paixão Pereira, o Prof. Dr. Renato José Soares e a Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva são os docentes envolvidos nos projetos. A PREX prepara toda a documentação junto ao Ministério da Defesa.

Em outubro, dois coordenadores das ações, o Prof. Dr. Renato Soares e o Prof. Dr. Edson Trajano, farão uma viagem precursora para os dois municípios selecionados.O objetivo será levantar quais as necessidades locais e o que a Universidade pode fazer para contribuir com o desenvolvimento dessas localidades. Já de novembro a janeiro as equipes passarão por um treinamento, para um melhor desempenho nas operações.

“A Universidade, em suas ações de extensão do ensino junto à comunidade, sempre buscou o processo de transmissão do conhecimento universitário às necessidades da população. Com esta visão crítica de um olhar para fora dos muros, a universidade desenvolve projetos voltados às necessidades regionais, com o envolvimento direto de alunos e professores junto à comunidade local. O projeto Rondon contribui com o desenvolvimento de um ambiente sustentável, com benefícios permanentes para a comunidade e na busca constante da promoção da cidadania", pontua o Prof. Dr. Renato Soares.

O Prof. Dr. Edson Trajano já participou de diversas edições do projeto Rondon e conta que esta é uma chance dos alunos conhecerem e colocarem em prática tudo aquilo que foi estudado durante o curso. “Na formação de um universitário nós temos três dimensões que precisam ser trabalhadas: o ensino, a pesquisa e a extensão. O projeto Rondon é uma oportunidade a mais que nós temos de prestar esse serviço às comunidades mais carentes e junto com isso possibilitar aos nossos alunos que tenham a oportunidade de conhecer a realidade do Brasil”, expõe.

O edital PREX 003/2021, com informações sobre as inscrições para o projeto Rondon e o link do formulário, está disponível em https://unitau.br/concursos/.

Foto: Leonardo Oliveira

Bianca Guimarães