Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada homenageia Paulo Freire

22/09/2021 16h59

Sepla, Acontece, Oportunidade, Iniciação Científica, UNITAU

Em meio às comemorações do centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nos dias 24 e 25 de setembro, a 17ª edição do Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (Sepla).

O evento é realizado pelo Programa de Pós-graduação – mestrado em Linguística Aplicada da Universidade. O 17º Sepla acontecerá de forma virtual e tem, neste ano, o tema “Estudos da linguagem na contemporaneidade: discursos, multiletramentos e práticas de linguagem”.

Serão realizados nesses dois dias palestras, minicursos e simpósios temáticos. As palestras ocorrerão no Youtube da TV UNITAU e os minicursos (com vagas limitadas e inscrições até o dia 22 de setembro) e as comunicações acadêmicas pelo Google Meet.

O 17º Sepla também está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, buscando atividades que fomentem a educação inclusiva e de qualidade.

“O Sepla era um evento interno, muito atrelado à Semana de Letras. Foi crescendo cada vez mais, melhorando a cada edição, sempre buscando a discussão de temas da contemporaneidade”, afirma a Profa. Dra. Vânia de Moraes, que integra a comissão organizadora.

Segundo a professora, entre as novidades previstas para a edição deste ano está a produção de um e-book com os 29 trabalhos cuja submissão foi aprovada e que serão apresentados ao longo dos dois dias do Seminário. Os trabalhos foram divididos em três eixos temáticos: “Ensino e aprendizagem de línguas”, “Formação de professores de línguas” e “Linguagens, discursos e mídias contemporâneas”.

“Esse é um evento muito esperado pelos alunos e ex-alunos. Temos uma preocupação pela temática-base, que é discutir o ensino da língua e questões-problemas de sala de aula. Sempre buscamos temáticas mais sociais”, complementa a Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi, integrante da comissão científica do evento.

Na homenagem a Paulo Freire, o 17º Sepla traz uma conferência especial às 8h15 do dia 25 de setembro. O Prof. Dr. Emerson de Pietri (USP) será o responsável por apresentar o tema “Paulo Freire: ontem, hoje e sempre – perspectivas para os estudos da linguagem”.

Mais informações sobre o 17º Sepla, você encontra aqui.