46ª oficina da PRPPG debate sobre desengenharia e transição energética

15/09/2021 14h32

Encontro Virtual, Online, Acontece, Oficina, PRPPG, UNITAU

 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nesta quinta-feira (16), às 18h, a sua 46ª oficina com o tema “Energias renováveis: desengenharia e transição energética”. O encontro virtual contará com a participação da Profa. Dra. Miroslava Hamzagic, docente na UNITAU, doutora em Engenharia de produção e pesquisadora na área de produção autônoma e sustentável. A inscrição para participar da oficina pode ser realizada aqui.

A desengenharia trata das obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade durante a desativação de empreendimentos industriais. Quando, por exemplo, empresários investem em determinadas atividades para as quais eram construídos prédios ou infraestruturas, depois de um tempo, a infraestrutura é abandonada e o solo e o meio ambiente, muitas vezes, ficam degradados e contaminados, criando problemas para os futuros investidores ou moradores dessa área. A desengenharia considera o que fazer com as instalações, uma vez que o empreendimento já não está mais em atividade, mas também houve a degradação do meio ambiente durante a vida ativa da empresa.

Já a transição energética é a busca por fontes e meios produtivos que gerem menos poluentes e gases do efeito estufa. Os combustíveis fósseis são geradores de energias não renováveis, pois, uma vez consumidos, levarão milhões de anos para se recomporem. “A palestra vai tratar da viabilidade da utilização de outra fonte de energia em lugar do uso de um derivado do petróleo, o que ajuda muito na transição energética”, explica a doutora em Engenharia de produção.

“O tema da oficina é muito importante para mim, pois remete a um trabalho passado que está dando muitos frutos. Mesmo dependentes do consumo da energia gerada por combustíveis fósseis por mais algum tempo, acredito ser importante discutir a herança deixada para o mundo. É um tema interessante que remete ao bem-estar de toda a sociedade”, finaliza a docente.

Bianca Guimarães

ACOM/UNITAU