Curso de Arquitetura e Urbanismo debate Moradia digna durante semana pedagógica

15/09/2021 14h25

Acontece, Professor, Comunidade, Aluno, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura, Semana Pedagógica, UNITAU

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou, na última segunda-feira (13), a XLI Semau com o tema “Moradia digna”. A edição deste ano ocorre de forma híbrida, com encontros online e presenciais. A programação segue até o dia 17 de setembro e traz diversas rodas de conversa e oficinas para debater temas como “Análise de filmes e cenografia”, “Paisagismo” e “Diagramação de pranchas”.

A Profa. Me. Ediane Nadia Nogueira, diretora do Departamento, conta que o tema desta Semau foi escolhido por dois motivos: o tema da Semana do ano passado buscou fundamentos na cidade, e também porque a casa se tornou o espaço de maior uso durante estes tempos de pandemia, pedindo um novo olhar sobre ela.

“Com todos esses cuidados, a Semau oferece uma oficina presencial, a da construção da cozinha caipira, cujo começo deu-se com a demolição do antigo forno à lenha e o preparo do espaço. A oficina tem número restrito de alunos e professores da área acompanhando todo o processo. As demais oficinas serão remotas para que mais alunos possam participar e acompanhar”, pontua a professora.

Para o Prof. Me. Flavio Brant Mourão, docente no curso da UNITAU, a semana da Arquitetura é um momento em que ocorre uma fusão de temas da atualidade, para que o aluno entre em contato com outros profissionais e faça uma imersão em questões que normalmente não são abordadas na rotina da sala de aula.

“A gente busca cada vez mais trazer um grande envolvimento, porque com o avanço da tecnologia e das questões digitais, o aluno precisa, de tempos em tempos, sair do automático da sala de aula para abrir seu horizonte. A Arquitetura trabalha com conceitos e com conhecimento acumulado, então o aluno precisa sempre estar mudando o seu ponto de vista”, expõe o docente.

A presidente do Diretório Acadêmico do curso, Mariuara Matos, conta que, além de ser uma honra organizar a semana por ser uma tradição do curso, a Semau promove uma integração entre os alunos e os professores e é importante para a carreira profissional dos estudantes. “Participar dessa semana é importantíssimo porque a gente consegue ter contato com outras pessoas que pensam diferente e isso fomenta muito os nossos estudos. Nós participamos de oficinas que trazem muito conhecimento e a parte organizacional do evento é desafiadora, mas é importante porque acaba nos fortalecendo para o futuro”, relata.

Confira a programação completa aqui.

Foto: Leonardo Oliveira

Bianca Guimarães