Docente da UNITAU publica livro sobre traumas que se refletem em decisões

08/09/2021 14h31

Livro, Docente, Semana Pedagógica, Psicologia, Acontece, Comunidade, UNITAU

 

Para refletir em como questões familiares do passado se refletem diretamente nas questões do presente, a Profa. Dra. Maria Emília Sousa Almeida, psicanalista e docente no curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), lançou mais um livro durante a 42ª Semana Pedagógica do curso de Psicologia. “O desejo e o trauma do absoluto na clínica psicanalítica” faz parte de uma série de 7 livros que compõem o estudo do Trauma do absoluto. As obras ainda trazem um debate sobre os problemas sociais enfrentados pela família e o quanto isso pode iniciar traumas ou interferir nas decisões de seus familiares.

“Eu trabalho com trauma absoluto, que é um trauma que vem ao longo das gerações da família. Nesse caso, a pessoa se sente profundamente desamparada e diz que seu sofrimento vai ser para sempre. Alguém que sente que não tem lugar ao mundo carrega uma vivência psíquica de muito sofrimento. Então, essas questões do passado influenciam nas questões do presente, na nova geração dessa família, que antes passou por uma série de sofrimentos”, comenta a autora.

Os livros são baseados em casos clínicos que permitiram à psicóloga estudar contradições que se interligam a sofrimentos familiares. “A partir do trauma do absoluto, eu fui trabalhando com vários casos clínicos, que me permitiram estudar paradoxos, ou seja, profundas contradições mentais que o sujeito vivencia. As inspirações decorrem desses atendimentos de pacientes, que estavam passando por um grande sofrimento interligado a questões anteriores que tinham ocorrido na família dessas pessoas”, destaca.

Outro fator importante de destaque nas obras é que elas se encaixam também dentro do contexto da atualidade. Com o início da pandemia, muitas famílias sofreram traumas relacionados ao luto ou às questões financeiras, que atingiram diretamente uma geração atual, que poderá influenciar gerações futuras.

“Com a pandemia, infelizmente muitas famílias têm enfrentado o luto e, se todas essas perdas não forem trabalhadas, esse sofrimento será repassado para novas gerações. A geração que vive a pandemia tende a transmitir todos os traumas gerados. Além disso, as famílias também são afetadas por questões afetivas, sociais e financeiras. Outra reflexão é que, na nossa sociedade, o sofrimento de uma pessoa também tem a ver com relações, vivências, traumas, segredos, ideias e lutos mal resolvidos de gerações anteriores da família”, ressalta a psicóloga.

A professora ainda destaca que a intenção dela, enquanto psicóloga e autora, é a de trazer mais conhecimento para a população e auxiliar em questões emocionais que possam se refletir em decisões no presente e no futuro. “Eu espero que meus trabalhos possam ajudar na conscientização a respeito desses problemas que advêm de questões familiares mal resolvidas”, menciona.

As obras podem ser conferidas por meio do perfil da psicóloga no instagram.

Liliane Carvalho

ACOM/UNITAU