Projeto de extensão 'A cultura que Vale' homenageia Monsenhor Ignácio Gióia

03/09/2021 17h37 ⋅ Atualizada em 08/09/2021 18h04

Extensão, História, Cultura, Projeto de Extensão, Acontece

O Projeto de Extensão “A cultura que Vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do Vale do Paraíba”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), promove uma programação em homenagem aos 60 anos do falecimento de Monsenhor Ignácio Gióia, personagem histórico de São Luiz do Paraitinga.

Na terça-feira (7), às 19h, ocorrerá a missa em sua homenagem na cidade, e o lançamento do documentário “A cultura que vale: 100 anos da igreja do Rosário”, produzido pela equipe do projeto de extensão. Na quinta-feira (9), às 10h30, será realizada uma roda de conversa sobre sua vida e obra, na escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia, restrita ao público escolar, sendo também transmitida pelo Facebook da Instituição.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário completa 100 anos em 2021, atualmente é a mais antiga edificação religiosa da cidade de São Luiz. Ela é conhecida pelos luizenses como a “Joia do Padre Gióia”.

O projeto tem o objetivo de organizar e implementar um memorial que divulgue para a própria comunidade e visitantes a história da Paróquia de São Luiz de Tolosa. “A ideia do projeto é valorizar e abranger a diversidade da cultura no Vale do Paraíba”, comenta a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

Atualmente, o projeto conta com oito voluntários que atuam em diversos segmentos, sejam eles em entrevistas, edições e direcionamento da rede social do projeto. “É algo que vai além do que aprendemos em sala de aula. Com o projeto, garantimos uma bagagem cultural muito grande”, comenta a voluntária do projeto, a aluna do sexto semestre de História Larissa Oliveira Casemiro da Rocha.

Linda Uberti